Pensamento Inter-relacional na China

Perspectiva Sociológica

Autores

  • Julia Garcia V. de Souza Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

China, Sociologia, Filosofia Chinesa, Inter-relacionalidade, Fei Xiaotong

Resumo

Atualmente, temos ouvido do governo e da academia chinesa que a China atuará em determinados campos com base em “características chinesas”: “economia com características chinesas”, “direitos humanos com características chinesas”, “socialismo com características chinesas” e assim por diante. Podemos observar, com isso, uma tentativa de se construir alternativas de análise e desenvolvimento nacional diferentes dos paradigmas estabelecidos no ocidente. Assim, a partir de quais paradigmas podemos entender a China? Há algum paradigma diferente? A comunicação que pretendo apresentar no 3º Seminário Pesquisar China Contemporânea, baseada nos estudos que estou realizando para obtenção de minha tese de doutorado, sugerirá que há uma um paradigma sem o qual não é possível compreender a China...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Garcia V. de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Relações Internacionais, pela faculdade Santa Marcelina, e graduação em Letras, com habilitação em Língua Chinesa, pela Universidade de São Paulo. Iniciou seus estudos sobre Filosofia Chinesa na Universidade de Xiamen, China, dando continuidade a eles no departamento em Filosofia da Universidade de São Paulo, de onde recebeu o título de mestre. Atualmente, é doutoranda pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - na área Estudos das Relações China-Brasil, pertencente ao Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais desta universidade.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

SOUZA, Julia Garcia V. de. Pensamento Inter-relacional na China: Perspectiva Sociológica. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3143. Acesso em: 28 mar. 2024.