Transformações na estrutura produtiva global

os efeitos da inserção chinesa na economia brasileira

Autores

  • Jacqueline A. H. Haffner Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcel Jaroski Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

IED, CGV, ascensão chinesa, estrutura produtiva, comércio internacional

Resumo

A economia internacional vem sendo marcada pela globalização econômica, desde a década de 1970. Este processo se deu pela internacionalização produtiva e financeira em termos globais. No âmbito financeiro houve o fortalecimento do dólar como moeda conversível e o processo de financeirização iniciada nos Estados Unidos, criando assim um ambiente favorável a investimentos financeiros em detrimentos a investimentos produtivos. Tais fenômenos estão ligados ao início da transferência da indústria manufatureira para a Ásia. Ou seja, estão diretamente relacionados com as relevantes transformações na estrutura produtiva mundial; as quais levaram ao fim das cadeias locais de valores e o surgimento das cadeias globais de valores (CGVs), representando assim a face produtiva da globalização econômica...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline A. H. Haffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas (1989), Especialização em Finanças (1991), Mestrado e Doutorado em História Econômica (1999) e Pós-Doutorado em Economia (2001). Atualmente é professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde ministra aulas na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI), Líder do Grupo de pesquisa dos BRICS (NEBRIC/UFRGS).

Marcel Jaroski Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação (2004) em Ciências Econômicas pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), mestrado (2008) em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) da Universidade Federal dos Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Coordenador dos Cursos de Ciências Econômicas, Gestão Financeira e Comércio Exterior (2011-2016) da Universidade Luterana do Brasil. Pesquisador do Núcleo de Estudos do BRICS (NEBRICS/UFRGS).

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

HAFFNER, Jacqueline A. H.; BARBOSA, Marcel Jaroski. Transformações na estrutura produtiva global: os efeitos da inserção chinesa na economia brasileira. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3141. Acesso em: 20 abr. 2024.