Ocidente x Oriente

diferentes noções de liberdade podem interferir na aplicabilidade de teorias econômicas?

Autores

  • Giselle Caroline Marques Ferraz Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

ocidente, oriente, filosofia, liberdade, Amartya Sen

Resumo

A revolucionária teoria do Desenvolvimento como liberdade de Amartya Sen ganhou reconhecimento internacional. Entretanto, acredita-se que divergências filosóficas e conceituais podem sugerir inadequações da sua teoria ao oriente (com base na filosofia clássica chinesa). Este ensaio buscará apontar algumas divergências conceituais e filosóficas da liberdade, bem como abordará a noção de liberdade de Amartya Sen a fim de demonstrar algumas incongruências presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Caroline Marques Ferraz, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Desenvolvimento Econômico na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com intercâmbio em Relações Internacionais e Gestão na Universidade de Coimbra (Portugal) por meio do programa de bolsas Ibero Americanas do Santander.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

FERRAZ, Giselle Caroline Marques. Ocidente x Oriente: diferentes noções de liberdade podem interferir na aplicabilidade de teorias econômicas?. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3138. Acesso em: 24 abr. 2024.