Impacto chinês no mercado de trabalho latino-americano

o caso do Brasil e do México

Autores

  • Gabriel Galdino Gomes Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

China, Brasil, México, empregos, desenvolvimento

Resumo

Desde o início do século XXI, as relações econômicas e políticas entre os países da América Latina e China têm se expandido e intensificado, contribuindo de maneira geral para o crescimento econômico da região. Nesse contexto, Brasil e México ocupam posições dominantes entre os parceiros comerciais da China, tendo sido reconhecidos como “parceiros estratégicos” em 2003. No entanto, no setor laboral, percebe-se que a China impacta o Brasil e México de maneira distinta, positiva e negativa respectivamente. As perdas mais comuns no campo de trabalho acontecem nos setores com maior valor tecnológico, enquanto os ganhos se dão em atividades voltadas às exportações de commodities...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Galdino Gomes, Universidade de São Paulo

Mestrando do Programa Interunidades em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), com período de formação na Universidad Pontificia Bolivariana (UPB), Colômbia. Possui experiência como Ativista dos Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário pela Cruz Vermelha Brasileira (2018), TECHO (2016) e Campaign to Abolish Nuclear Weapons (2015).

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

GOMES, Gabriel Galdino. Impacto chinês no mercado de trabalho latino-americano: o caso do Brasil e do México. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3137. Acesso em: 1 maio. 2024.