The end of cheap China?

Uma análise da evolução dos salários e seu impacto nos preços de bens finais

Autores

  • Caroline Miranda Brandão Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

China, comércio internacional, salários, produtividade

Resumo

A economia chinesa, desde os anos 1980, tem se firmado como importante exportadora de produtos intensivos em trabalho, como brinquedos e têxteis. Essa maior inserção na produção de tais bens se deveu a um contexto externo que impulsionou o investimento estrangeiro em território chinês buscando por custos menores de produção, principalmente ligados a salários mais baixos. Porém, uma serie de mudanças no economia chinesa, acabaram resultando em aumentos significativos de salários, sendo identificas sob três formas: (i) mudanças demográficas; (ii) mudanças na estrutura produtiva/mercado de trabalho; (iii) alterações nas políticas governamentais, no que tangencia a estrutura de salários...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Miranda Brandão, Universidade Estadual de Campinas

Possui mestrado em ECONOMIA pela Universidade Federal de São Carlos(2016). Atuando principalmente nos seguintes temas: China, Política industrial, Comércio internacional, Inovação.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

BRANDÃO, Caroline Miranda. The end of cheap China? Uma análise da evolução dos salários e seu impacto nos preços de bens finais. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3136. Acesso em: 27 abr. 2024.