O desenvolvimento do Sistema Bancário Chinês

Autores

  • Emerson Maciel Junqueira San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP)

Palavras-chave:

Bancos Públicos, China, Sistema Bancário

Resumo

O sistema bancário chinês possui instituições públicas e privadas, sendo as primeiras predominantes na estrutura financeira do país. A transformação deste sistema pode ser dividida em cinco períodos (1949-1978; 1979-1985; 1985-1996, 1996-2001 e 2001- ). O elemento em comum destas reformas foi a ampliação dos atores econômicos e, consequentemente, o grau de complexidade do setor financeiro. Após a revolução de 1949 o sistema bancário consistia no Banco Popular da China, responsável pela política monetária e comercial. As reformas de 1978 repassaram a responsabilidade das operações comerciais para quatro novos bancos públicos (Banco de Agricultura da China, Banco da China, Banco de Construção da China e o Banco Industrial e Comercial da China) responsáveis pelo financiamento dos projetos de desenvolvimento econômico ao realizar empréstimos as empresas estatais...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Maciel Junqueira, San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP)

Graduado em relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC-SP) na linha de pesquisa Economia Política Internacional. Bolsista pela CAPES, orientado pelo Professor Dr. Giuliano Contento de Oliveira e pesquisa as relações comerciais e de investimentos na relação Brasil e China. Pesquisador no Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI) e Observatório de Regionalismo.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

JUNQUEIRA, Emerson Maciel. O desenvolvimento do Sistema Bancário Chinês. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3135. Acesso em: 1 maio. 2024.