Da China ao Brasil

Notas Etnográficas das Migrações internacionais chinesas

Autores

  • Edivan de Azevedo Silva da Costa Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Etnografia, Hukou, Redes Migratórias, Redes Comerciais

Resumo

Esta comunicação busca expor os resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Este trabalho objetiva apresentar as redes migratórias e comerciais de chineses na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro com destaque ao município de São Gonçalo que se inserem na perspectiva das migrações internacionais. O município de São Gonçalo possui a segunda maior concentração de imigrantes chineses no estado do fluminense. Esse grupo étnico se concentra nos bairros do Alcântara, Centro e Zé Garoto que possuem a maior densidade demográfica...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivan de Azevedo Silva da Costa, Universidade Estadual de Campinas

Edivan de Azevedo Silva da Costa é antropólogo / cientista social. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) / Linha de Pesquisa: "Estudo das Relações Brasil-China" do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2014). É mestre em Ciências Sociais, área de concentração: Antropologia Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2018).

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

COSTA, Edivan de Azevedo Silva da. Da China ao Brasil: Notas Etnográficas das Migrações internacionais chinesas. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3134. Acesso em: 1 maio. 2024.