O Valor Político-diplomático da Cultura Pop

China e Coreia Do Sul na Era do THAAD

Autores

  • Daniela Mazur Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

China, Coreia do Sul, Cultura Pop, Diplomacia, THAAD

Resumo

Atualmente, a China e a Coreia do Sul são os dois dos maiores centros de produção e circulação de conteúdos culturais e midiáticos do Leste Asiático, especialmente no âmbito televisivo e musical. A China, uma potência econômica de peso mundial, é o maior público consumidor do mundo e influência cultural milenar da sua região, já a Coreia do Sul é atualmente o centro pulsante da Hallyu, fenômeno cultural transnacional de nível global. Duas forças asiáticas que possuíam um histórico de diálogo positivo nos cenários cultural, diplomático e político, até que a intensificação das ameaças da Coreia do Norte em 2017 reativaram a interferência direta dos Estados Unidos na Coreia do Sul...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Mazur, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda (2018-2022) e Mestre (2016-2018) pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF, bacharel em Estudos de Mídia pela UFF (2010-2014). Pesquisadora vinculada ao MidiÁsia da UFF (Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea) e atual coordenadora do projeto acadêmico Série Clube UFF.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

MAZUR, Daniela. O Valor Político-diplomático da Cultura Pop: China e Coreia Do Sul na Era do THAAD. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3130. Acesso em: 17 abr. 2024.