Sistema Monetário Internacional em Transformação

a Internacionalização do Renminbi

Autores

  • Cinthia Rodrigues de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Paulo Van Noije Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Sistema Monetário Internacional, Renminbi, China

Resumo

O Sistema Monetário Internacional (SMI) é hierárquico e assimétrico. As moedas são hierarquicamente posicionadas de acordo com o seu grau de liquidez, relacionado à sua capacidade de desempenhar internacionalmente as funções de meio de pagamento, unidade de conta e reserva de valor. O dólar é a moeda-chave do sistema, situando-se no topo dessa hierarquia, e a partir da qual se posicionam as demais moedas (COHEN, 2009; DE CONTI, PRATES e PLIHON, 2014). Uma das questões colocadas pela crise global de 2008, no entanto, diz respeito ao futuro do dólar enquanto moeda-reserva dominante do SMI. Em vista disso, o euro foi apontado como a alternativa mais provável para compartilhar com o dólar o papel de moeda-reserva global...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinthia Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Economia Brasileira (NEB/UFF) e do Grupo de Pesquisa em Financeirização, Política Econômica e Crescimento.

Paulo Van Noije, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Possui graduação em economia pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professor na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Limeira), na área de Administração e Administração Pública, no cargo de professor Doutor.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

OLIVEIRA, Cinthia Rodrigues de; VAN NOIJE, Paulo. Sistema Monetário Internacional em Transformação: a Internacionalização do Renminbi. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3129. Acesso em: 29 mar. 2024.