O Brasil no BICS e o Novo Banco De Desenvolvimento

Autores

  • Caio Marcelo Wolf Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

BRICS, Novo Banco de Desenvolvimento, Governos do PT, Geopolítica Contemporânea, Brasil-China

Resumo

O objetivo da pesquisa é fazer uma análise do grupo BRICS, uma coalizão envolvendo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, surgida neste início de século. O bloco ganha força, sobretudo, a partir da crise financeira de 2008, onde alavancados pela economia chinesa, os BRICS ganham relevância no debate geopolítico mundial. Vale sublinhar que alguns aspectos comuns caracterizam os membros do grupo: grandeza da dimensão territorial e populacional, o fato de serem países considerados lideranças regionais que constam entre as maiores economias do mundo em termos de PIB, assim como o descontentamento com as instituições financeiras internacionais estabelecidas - como o FMI, e o Banco Mundial (STUENKEL, 2017)...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Marcelo Wolf, Universidade Estadual Paulista

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus Rio Claro. Licenciado e Bacharel em Geografia com ênfase em análise sócio-espacial pela mesma instituição e campus.

Referências

ABDENUR, Adriana Erthal.; FOLLY, Maiara. In BAUMANN, Renato (et al.). The New Development Bank and the Institutionalization of the BRICS. Brasília: FUNAG, 2017. p.79-114.
ARRIGHI, Giovani. Adam Smith em Pequim: origens e fundamentos do século XXI. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
ARRIGHI, Giovani. O Longo Século XX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
ARRIGHI, Giovanni; SILVER, Beverly J. Caos e Governabilidade no Moderno Sistema Mundial. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora UFRJ, 2001.
CONTI, B.; BLIKSTAD, N. Impactos da economia chinesa sobre a brasileira no início do século XXI: o que querem que sejamos e o que queremos ser. Campinas:
IE-UNICAMP. [http://www2.eco.unicamp.br:924/Publicacoes/textos-para-discussao]. Acesso em 15/07/2019.
PIMENTEL, Fernando. In PIMENTEL, José Vicente de Sá. O BRICS e a construção de uma Nova Arquitetura Financeira Internacional. Brasília: FUNAG, 2013. p. 473-495.
STUENKEL, Oliver. BRICS e o futuro da ordem global. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
STUENKEL, Oliver. O mundo pós-ocidental. Potências emergentes e a nova ordem global. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
WALLERSTEIN, Immanuel. O Declínio do Poder Americano: os Estados Unidos em um mundo caótico. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

WOLF, Caio Marcelo. O Brasil no BICS e o Novo Banco De Desenvolvimento. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3126. Acesso em: 1 maio. 2024.