Investimentos chineses no setor da energia elétrica no Brasil

Autores

  • Astrid Yanet Aguilera Cazalbón Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Palavras-chave:

Geopolítica energética, Energia elétrica, China, Brasil, Investimentos Estrangeiros Diretos

Resumo

O setor da Energia Elétrica é uma das áreas em que mais se destaca a participação de capitais chineses na região sul-americana, seja através de Investimento Estrangeiro Direto, nas formas de financiamento da infraestrutura, exportação de máquinas e equipamentos (bens de capital) para geração e/ou distribuição de energia elétrica. Estes capitais não são somente de origem privada, mas principalmente de empresas estatais chinesas que vão adquirindo participação em novos projetos e empreendimentos do setor ou na infraestrutura já existente. O Brasil possui uma significativa capacidade de geração de energia de diversas fontes, renováveis e não renováveis, das quais predominou, historicamente, a energia hidrelétrica...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Astrid Yanet Aguilera Cazalbón, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Mestranda (Bolsista DS-UNILA) em Integração Contemporânea da América Latina pelo PPG-ICAL da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Licenciada em Economia pela Universidade Nacional de Salta (UNSa).

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

AGUILERA CAZALBÓN, Astrid Yanet. Investimentos chineses no setor da energia elétrica no Brasil. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3122. Acesso em: 1 maio. 2024.