Equity Follows Trade

Uma Análise De Processos Geoeconômicos Entre China E América Do Sul

Autores

Palavras-chave:

China, América do Sul, Comércio exterior, Investimento

Resumo

Neste início de século, o subcontinente sul-americano é marcado por um novo e impactante processo geoeconômico, representado pelo florescimento do intercâmbio comercial com a China e de um influxo de investimentos deste que se configura um novo e importante parceiro. Após um período de lento e gradual estabelecimento de relações diplomáticas, o chamado milagre chinês bate às portas da Região, ávido por seus mercados, pelas suas matérias primas e, na sequência, pelas suas oportunidades de investimento. Desse modo, logo em seu início, o século XXI já parece apresentar alguns dos principais contornos do quadro geoeconômico sul-americano, representados pelos relevantes fluxos econômicos entre a Região e o gigante asiático...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Marcos Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas (1994) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais e membro do Núcleo de Estudos do BRICS, NEBRICS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

NOGUEIRA, Alberto Marcos. Equity Follows Trade: Uma Análise De Processos Geoeconômicos Entre China E América Do Sul. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3117. Acesso em: 1 maio. 2024.