Vozes e silenciamento em Mariana: crime ou desastre ambiental?

Autores

Maria da Graça Conde Caldas
Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Divulgação científica, Crime contra o meio ambiente – Brasil, Proteção ambiental – Aspectos sociais, Mineração, Bento Rodrigues (Marinas, MG)

Sinopse

Recuperar a histórico do rompimento da barragem da Samarco, em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana (MG), com todas as suas matizes, causas e desdobramentos ambientais, sociais, políticos, econômicos e ambientas, não foi uma tarefa fácil. Mas, a turma de quase 40 alunos da disciplina de Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia, do primeiro semestres de 2016, resolveu encarar o desafio. Estávamos todos empolgados com a possiblidade de ir além dos registros factuais da mídia. Dessa forma, todos se debruçaram em pesquisar os múltiplos temas que perpassam o desastre de Mariana, para tentar entender como problemas desta natureza, evitáveis, ainda ocorrem em tempo atuais, de conhecimentos e saberes múltiplos. Para  isso contamos com o apoio e o incentivo de muitas pessoas, pesquisadores de diferentes instituições, incluindo a Unicamp, jornalistas, autoridades da região de Mariana e principalmente dos moradores que de uma hora para outra perderam tudo.  Este livro é uma construção coletiva da disciplina citada acima, do Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor/IEL/UNICAMP. Trata-se de um trabalho acadêmico, publicado e distribuido no formato e-book em sete capítulos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Graça Conde Caldas, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutora do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Professora-pesquisadora do curso Lato Sensu de Jornalismo Científico da Universidade Estadual de Campinas.

 

Referências

ART, Henry W (Coaut. de). Dicionário de ecologia e ciências ambientais. 2. ed. São Paulo, SP: Melhoramentos, c2001. 583 p.Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. (1988) Relatório Brundtland - Nosso Futuro Comum, Editora da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1988.

CORAZZA, Rosana Icassatti. Inovação tecnológica e demandas ambientais: notas sobre o caso da indústria brasileira de papel celulose. 1996. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Política Científica e Tecnológica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

DULLEY, R. D. Noção de natureza, ambiente, meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Agricultura em São Paulo, São Paulo, v. 51, n.2, p. 15-26, 2004.SACHS, I. Rumo à Ecossocioeconomia. Teoria e Prática do Desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

maio 4, 2018

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-85783-84-6

Publication date (01)

2018 - 2ª edição