Vozes e silenciamento em Mariana: crime ou desastre ambiental?

Autores/as

Maria da Graça Conde Caldas
Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Divulgação científica, Crime contra o meio ambiente – Brasil, Proteção ambiental – Aspectos sociais, Mineração, Bento Rodrigues (Marinas, MG)

Sinopsis

Recuperar a histórico do rompimento da barragem da Samarco, em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana (MG), com todas as suas matizes, causas e desdobramentos ambientais, sociais, políticos, econômicos e ambientas, não foi uma tarefa fácil. Mas, a turma de quase 40 alunos da disciplina de Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia, do primeiro semestres de 2016, resolveu encarar o desafio. Estávamos todos empolgados com a possiblidade de ir além dos registros factuais da mídia. Dessa forma, todos se debruçaram em pesquisar os múltiplos temas que perpassam o desastre de Mariana, para tentar entender como problemas desta natureza, evitáveis, ainda ocorrem em tempo atuais, de conhecimentos e saberes múltiplos. Para  isso contamos com o apoio e o incentivo de muitas pessoas, pesquisadores de diferentes instituições, incluindo a Unicamp, jornalistas, autoridades da região de Mariana e principalmente dos moradores que de uma hora para outra perderam tudo.  Este livro é uma construção coletiva da disciplina citada acima, do Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor/IEL/UNICAMP. Trata-se de um trabalho acadêmico, publicado e distribuido no formato e-book em sete capítulos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria da Graça Conde Caldas, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutora do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Professora-pesquisadora do curso Lato Sensu de Jornalismo Científico da Universidade Estadual de Campinas.

Citas

ART, Henry W (Coaut. de). Dicionário de ecologia e ciências ambientais. 2. ed. São Paulo, SP: Melhoramentos, c2001. 583 p.Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. (1988) Relatório Brundtland - Nosso Futuro Comum, Editora da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1988.

CORAZZA, Rosana Icassatti. Inovação tecnológica e demandas ambientais: notas sobre o caso da indústria brasileira de papel celulose. 1996. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Política Científica e Tecnológica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

DULLEY, R. D. Noção de natureza, ambiente, meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Agricultura em São Paulo, São Paulo, v. 51, n.2, p. 15-26, 2004.SACHS, I. Rumo à Ecossocioeconomia. Teoria e Prática do Desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2007.

Descargas

Publicado

mayo 4, 2018

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-85-85783-84-6

Fecha de publicación (01)

2-0-1-8- --- -2-Â-ª- -e-d-i-Ã