Imagens que falam: olhares contemporâneos sobre cinema, fotografia e audiovisual

Autores

Gustavo Soranz
Universidade Estadual de Campinas
https://orcid.org/0000-0002-1506-3018
Jennifer Jane Serra
Universidade Estadual de Campinas
https://orcid.org/0000-0002-5250-2323
Letizia Osorio Nicoli
Universidade Estadual de Campinas
Sara Martín Rojo
Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Multimeios, Cinema, Estética, Audiovisual, Fotografia

Sinopse

O livro está dividido em três grandes temas. O primeiro deles, dedicado ao domínio do cinema documentário, perscruta aspectos estéticos, éticos e políticos do documentário em diferentes períodos, em diferentes países.

A segunda parte do livro abarca diferentes tendências na pesquisa em audiovisual que tentam compreender como se configuram as fronteiras entre formatos e linguagens convencionais e suas inovações, levando em consideração como os novos meios e as formas híbridas se inserem nas discussões sobre  epresentação no cinema.

Por último, o bloco intitulado “Narrativas fotográficas e audiovisuais – subjetividades e autoria” abriga textos que se coadunam com importantes tendências nas pesquisas da área de cinema, fotografia e audiovisual. Eles dão conta de estudos da obra de realizadores de grande importância e influência no cinema mundial, além de temas que refletem questões importantes das representações sociais através de imagens em nosso tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Soranz , Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas e doutorado em Multimeios, pela Universidade Estadual de Campinas.

Jennifer Jane Serra , Universidade Estadual de Campinas

Professora do Curso de Animação do Centro Audiovisual de São Bernardo do Campo. Doutora em Multimeios (Cinema) pela Universidade Estadual de Campinas. Possui Graduação em Produção Cultural pela Universidade Federal da Bahia e Mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. 

Letizia Osorio Nicoli , Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006), Especialização em História, Cultura e Região pela Universidade de Caxias do Sul, e mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Multimeios na Universidade Estadual de Campinas.

Sara Martín Rojo , Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação na Universidad de Valladolid (2008) e mestrado em Cinema de Ficção na Universidad Ramón LLull de Barcelona, atualmente é estudante da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

ARAÚJO, Juliano José de. A realização de documentários por comunidades indígenas: notas sobre o projeto Vídeo nas Aldeias. Intexto,

Porto Alegre, UFRGS, n. 26, p. 151-169, jul. 2012.

CÉSAR, Amaranta. Tradição (re)encenada: o documentário e o chamado da diferença. Devires, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, jan./jun. 2012

GUIDO, Lúcia de Fátima Esteirinho; BUZZO, Cristina. Apontamentos sobre o cinema ambiental: a invenção de um gênero e a educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestrado em Ed. Ambiental, v. 27, jul.-dez. 2011.

FAUSTO, Carlos. No registro da cultura: o cheiro dos brancos e o cinema dos índios. In: Vídeo nas Aldeias, 25 anos, 2011, p. 160-168.

Disponível em: <http://www.videonasaldeias.org.br/2009/biblioteca.php?c=30>. Acesso em: 13 nov. 2013.

______. Blog do Milanez. Carta Capital, 15 jun. 2013. Entrevista concedida a Felipe Milanez. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.

br/blogs/blog-do-milanez/a-sociedade-civil-esta-calada-so-os-indiosprotestam-nacionalmente-6334.html>. Acesso em: 19 set. 2013.

HEMÉRITAS, Paulo. Cinema ambiental contemporâneo em questão: crônica da luta por reconhecimento dos direitos humanos de terceira

geração. Dissertação (mestrado em Cognição e Linguagem) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos

dos Goytacazes-RJ, 2011.

LEÃO, Beto. O cinema ambiental no Brasil: uma primeira abordagem.

Goiânia: Agência Goiana de Cultura, 2001.

NEVES, Alexandre Aldo; FERRAZ, Cláudio Benito Oliveira. A paisagem

geográfica no cinema. Percurso, Maringá, v. 3, n. 1, p. 163-181, 2011.

RAMOS, Fernão Pessoa. A cicatriz da tomada: documentário, ética e

imagem-intensa. In: RAMOS, Fernão Pessoa (Org.). Teoria contemporânea do cinema. Vol. II – Documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Editora Senac, 2004.

Downloads

Publicado

abril 23, 2018

Categorias

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-85783-55-6

Date of first publication (11)

2015

Dimensões físicas

14cm x 21cm x 2cm