Identidade brasileira na música de concerto

Autores/as

Cinthia Pinheiro Alireti
Universidade Estadual de Campinas
https://orcid.org/0000-0002-5813-9254

Palabras clave:

Música de concerto, Identidade brasileira

Sinopsis

Compilação de artigos produzidos pelos convidados do simpósio Identidade Brasileira da Música de Concerto, realizado em 2020, durante a pandemia do Covid-19. Os textos se referem aos temas das palestras e debates do evento, dedicado à análise, compreensão e melhoria do ecossistema da música de concerto brasileira. Os temas abrangem alguns dos principais fatores que influenciam a produção deste repertório, tais como concepções estéticas, heranças étnicas e regionais, meios de difusão e fomento, atividade editorial e questões ligadas à performance de música vocal e instrumental brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cinthia Pinheiro Alireti, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Performance Musical pela Jabocs School of Music da Indiana University Bloomington. Regente da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas.

Citas

AGAWU, V. Kofi. Playing with signs: a semiotic interpretation of classic music. Princeton: Princeton University Press, 1991.

AQUIEN, Michèle; MOLINIÉ, Georges. Dictionnaire de Rhétorique et de Poétique. Paris: Librairie Générale Française, 1999.

ALLANBROOK, Wye Jamison. Rhythmic gesture in Mozart: Le nozze di Figaro & Don Giovanni. Chicago: University of Chicago Press, 1983.

ANDERSON, Benedict. Imagined Communities. London: Verso, 1983.

BARTEL, Dietrich. Musica Poetica, Musical-Rhetorical figures in German Baroque Music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.

DAMACENO, Julio Cesar; PIEDADE, Acácio T. C. Um vocalise nordestino na Amazônia: considerações sobre a Mãe D’água em “Canticum Naturale”, de Edino Krieger. Revista Brasileira de Música, v. 33, n. 1, 2020, p. 79-111.

DICKENSHEETS, Janice. The Topical Vocabulary of the Nineteenth Century. Journal of Musicological Research, n. 31, 2012, p. 97-137.

DURANTI, Alessandro (ed.). Linguistic Anthropology: A Reader. Blackwell Anthologies in Social & Cultural Anthropology. Wiley-Blackwell, 2009.

FRITH, Simon. Music and Identity, In: HALL, Stuart; De GAY, Paul (eds.). Questions of Cultural Identity. London: Sage, p. 108-127.

HANSEN, João A. A Lira de Gonzaga: entre retórica e valor de troca. Via Atlântica, n. 1, vol. 1, 1997, p. 41-53.

HANSEN, João A. Retórica de Agudeza. Letras Clássicas, n. 4, 2000, p. 317-342.

HATTEN, Robert S. Interpreting musical gestures, topics, and tropes: Mozart, Beethoven, Schubert. Bloomington and Indianapolis: Indiana U. P., 2004.

HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (eds.) The Invention of Tradition. Cambridge: Cambridge U. P., 1983.

HORTON, Julian. Listening to Topics in the Nineteenth Century. In: Mirka, Danuta (ed.). Oxford Handbook of Topic Theory. Oxford: Oxford U. P., 2014, p. 642-655.

INTERNATIONAL Conference on Music Semiotics in Memory of Raymond Monelle. Proceedings. Edinburgh: University of Edinburgh, 2012.

KLEIN, Michael L. Intertextuality in Western Art Music. Bloomington: Indiana U. P., 2004. Kristeva, Julia. Semeiotikê. Recherches pour une sémanalyse. Paris: Seuil, 1969.

MARX, Anthony W. Faith in Nation: Exclusionary Origins of Nationalism. Oxford: Oxford U. P., 2013.

MIRKA, Danuta (ed.). The Oxford Handbook of Topic Theory. New York: Oxford U. P., 2014.

MONELLE, Raymond. The Musical Topic: Hunt, Military and Pastoral. Bloomington: Indiana U. P., 2006.

NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981.

Oliveira, Roberto Cardoso. O Índio e o Mundo dos Brancos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1964.

PIEDADE, Acácio T. C. Música Yepa-Masa: por uma antropologia da música no alto rio Negro. Dissertação de Mestrado em Antropologia. Florianópolis: PPGAS/UFSC, 1999.

PIEDADE, Acácio T. C. O Canto do Kawoká: Música, Cosmologia e Filosofia entre os Wauja do Alto Xingu. Tese de Doutorado em Antropologia. Florianópolis: PPGAS/UFSC, 2004.

PIEDADE, Acácio T. C. Expressão e sentido na música brasileira: retórica e análise musical. Revista Opus, vol. 11, 2005, p. 197-207.

PIEDADE, Acácio T. C. Expressão e sentido na música brasileira: retórica e análise musical. Revista Eletrônica de Musicologia, XI, 2007.

PIEDADE, Acácio T. C. Anotações sobre o Tristão no Fauno: dois prelúdios ao pós-tonal. DA-Pesquisa, v. 3, n. 5, 2008, p. 735-750.

PIEDADE, Acácio T. C. Tópicas em Villa-Lobos: o excesso puro e bruto. Anais do Simpósio Internacional Villa-Lobos. São Paulo: USP, 2009, p. 127-147.

PIEDADE, Acácio T. C. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade etópicas. Per Musi, 23, 2011, p. 103-112.

PIEDADE, Acácio T. C. A teoria das tópicas e a musicalidade: reflexões sobre a retoricidade na música. El Oído Pensante, vol. 1, n. 1, 2013, p. 1-23.

PIEDADE, Acácio T. C. The City and the Country in Villa Lobos Music: Musical topics, rhetoricity and narrativity in the Prelude to the Bachianas Brasileiras Nr. 2. Revista Portuguesa de Musicologia, v. 4, 2017, p. 83-100.

RATNER, Leonard G. Classic Music: Expression, Form, and Style. New York: Schirmer Books, 1980.

REBOUL, Olivier. Introduction à la Réthorique. Paris: P. U. F., 2009.

SISMAN, Elaine Rochelle. Mozart: The “Jupiter” Symphony No. 41 in C major, K. 551. Cambridge: Cambridge U. P., 1993.

STOKES, Martin. Ethnicity, Identity and Music: The Musical Construction of Place. Oxford: Berg, 1997.

TONI, Flávia C. (org.). Ensaio sobre a música brasileira - Mário de Andrade. São Paulo: EDUSP, 2019.

TRAVASSOS, Elizabeth. Os Mandarins Milagrosos: Arte e Etnografia em Mário de Andrade e Béla Bartók. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

capa na cor preta do e-book

Descargas

Publicado

mayo 30, 2023

Categorías

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 de la coeditorial (24)

978-65-87175-31-7

Fecha de primera publicación (11)

2023

Dimensiones físicas

14cm x 21cm x 2cm