Histórias da arte em construção

Autores

Gabriel Ferreira Zacarias
Universidade Estadual de Campinas
https://orcid.org/0000-0002-0290-9678

Palavras-chave:

Arte - História, Ensino superior - Pesquisa, Universidades e faculdades, Universidade Estadual de Campinas

Sinopse

O presente e-book reúne contribuições de três docentes, convidados e da casa, além de vinte e um capítulos de discentes em diferentes graus de aperfeiçoamento de nossa Universidade em torno da disciplina de História da Arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Ferreira Zacarias, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Cultural Studies in Literary Interzones pela Università Degli Studi di Bergamo. Professor Doutor de História da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

ASSIS, Antonio Augusto de. A Ara Pacis Augustae nos cinejornais do Istituto Luce: a relação entre imagem e imaginário social. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 90-99.

BARELI, Giovanna de Assis. A Virgem de Guadalupe nas pinturas de Castas Mexicanas. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 100-109.

BURINI, Érica. A recepção da Tauromaquia de Goya na primeira metade do século XIX na França. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 110-123.

DAMÁSIO, Kevin Luís. Federico Zeri e o papel da fotografia na recuperação da Galleria Spada. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 124-135.

DIAS, Julia Helena. A irmã de Shakespeare presa no espelho do lar: alegorias feministas de Virginia Woolf. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 136-145.

ESMERALDO, Eugênia Gorini. A descoberta do Brasil por Pietro Maria Bardi. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 146-159.

FONSECA, Janaína da Silva. A imagem do artista nos escritos de Pontormo: a questão da natureza. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 160-169.

GLICENSTEIN, Jérôme. O que a exposição faz às obras de arte. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 12-35.

GOMES, Aline Ferreira. Como se deve fotografar uma escultura? Uma breve análise das fotografias de Alair Gomes sobre esculturas europeias. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 170-185.

LEME, Letícia. Mapeamento de exposições: um olhar para a circulação das obras de Marie Laurencin no Brasil. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 186-195.

LOPES, Fanny Tamisa; BRANCATO, João Victor Rossetti. Apresentação. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 8-9.

MEDEIROS, Alexandre Pedro de. Arte pop global, ou como reescrever / reinscrever o cânone: um estudo de caso a partir da exposição The World Goes Pop. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 196-205.

MELO FILHO, Cláudio de. Poéticas do excesso: por uma narrativa do limite, da tecnologia e do pensamento multiespécies. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 206-219.

NOVELLI DURO, Fabriccio Miguel. Colecionadores em exibição: a presença de proprietários de obras de arte nas Exposições Gerais de Belas Artes. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 220-233.

OLIVEIRA JUNIOR, Sidnei de. O Trono de Satanás? Evocações e (re)apropriações do Altar de Pérgamo. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 234-243.

PEREIRA, Alysson Brenner Nogueira. Pensando os corpos masculinos, negros e africanos dos tirailleurs senegaleses: o filme Camp de Thiaroye (1988), de Ousmane Sembène e Faty Sow. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 244-255.

PESCE, Fernando. Os itinerários de dois monumentos mesoamericanos no mercado de arte. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 256-265.

SAN MARTIN, Gabriel de Campos Barrera. A fundamentação do criticismo: o debate norte-americano sobre os critérios da crítica de arte no pós-guerra. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 266-275.

SANTOS, Eduardo Natalino dos. Corpos antropomórficos nos códices mixteco-nahuas. Composição e representação de seres e entes variados. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 36-69.

SILVA, Eugênia Pereira da. O painel de Tsuguharu Foujita para o Café do Brasil (1934): experiência latino-americana e modernidade no Japão. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 276-285.

SILVA, Francislei Lima da. O teatro do chafariz ou o indígena e a nação. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (orgs.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 286-297.

SILVA, João Pedro Rangel Gomes da. “De César a Mussolini!”: expressões do Império fascista na Exposição Colonial de Nápoles em 1940. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 298-311.

SIMÕES, Gabrieli. Arte Povera como arte de guerrilha. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 312-321.

VISINI, Débora. Tomando as ruas: potências e pontes das intervenções urbanas do coletivo Mujeres Públicas (Argentina). In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 322-335.

ZACARIAS, Gabriel Ferreira. Queda da arte, ascensão da imagem: revisão crítica de uma disciplina. In: ZACARIAS, Gabriel Ferreira et al. (org.). Histórias da Arte em construção. Campinas, SP: Unicamp/IFCH, 2022, p. 70-87.

Downloads

PDF

Publicado

maio 17, 2022

Categorias

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-871-98-13-2

Date of first publication (11)

2022