Desenvolvimento de treinadores de tênis de mesa: iniciação esportiva

Autores

Taisa Belli
Universidade Estadual de Campinas
https://orcid.org/0000-0002-6755-1099
Larissa Rafaela Galatti
Universidade Estadual de Campinas
https://orcid.org/0000-0003-1743-6356

Palavras-chave:

Tênis de mesa – Treinadores, Iniciação esportiva, Jogos olímpicos, Jogos paralímpicos

Sinopse

Este documento “Desenvolvimento de Treinadores de Tênis de Mesa: Iniciação Esportiva” consiste em um esforço conjunto da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e da Faculdade de Ciências Aplicadas – Universidade Estadual de Campinas (FCA-UNICAMP), tendo como autoras as professoras doutoras Taisa Belli e Larissa Rafaela Galatti. Representa o material descritivo do curso "Iniciação ao Tênis de Mesa", parte constituinte do Programa de Desenvolvimento de Treinadores da CBTM, evidenciando escopo integrado do Tênis de Mesa olímpico e paralímpico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taisa Belli, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista. Professora colaboradora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas. 

Larissa Rafaela Galatti, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BELLI, T.; GINCIENE, G.; CASTRO, L. B.; SOATI, K. C.; MISUTA, M. S; GALATTI, L. R. Pedagogia do esporte e tênis de mesa: novas perspectivas no ensino-treino do efeito na iniciação esportiva tardia. Pensar a Prática. v. 20, p. 420-429, 2017.

BELLI, T.; MISUTA, M. S.; MOURA, P. P. R. de; TAVARES, T. dos S.; RIBEIRO, R. A.; SANTOS, Y. Y. S. dos; SARRO, K. J.; GALATTI, L. R. Reproducibility and Validity of a Stroke Effectiveness Test in Table Tennis Based on the Temporal Game Structure. Front Psychol, v. 10, Article 427, 2019.

CARDOSO, C.; MOTTA, M. D. C.; BELLI, T. GINCIENE, G.; GALATTI. L. R. Por uma proposta comum de ensino dos esportes de raquete: O que sabemos e o que precisamos construir. In: CHIMINAZZO, J.G. E BELLI, T. Esportes de Raquete. Editora Manole. (No prelo). 2021.

CBTM - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS DE MESA. Clubes federados. 2020a Disponível em https://www.cbtm.org.br/federacao/index/1?Estado= Acesso em 10 de setembro de 2020.

CBTM - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS DE MESA. Planejamento Estratégico CBTM - 2016. https://bit.ly/3aO24FU. Acesso em 16 de setembro de 2020.

CBTM - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS DE MESA. Notícia: Segunda unidade da Academia FitPong de Tênis de Mesa é inaugurada em Londrina-PR. 2019. Disponível em: https://bit.ly/2Z0Z6bv. Acesso em 10 de setembro de 2020.

CBTM - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS DE MESA. ANUAL TÊNIS DE MESA BRASIL 2020b. Disponível em: https://bit.ly/3rE8CgS. Acesso em 10 de dezembro de 2020.

CIAMPOLINI, V.; MILISTETD, M.; RYNNE, S. B.; BRASIL, V. Z.; DO NASCIMENTO, J. V. Research review on coaches’ perceptions regarding the teaching strategies experienced in coach education programs. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 14, n. 2, p. 216-228. 2019.

CONTRERAS JORDÁN, O. R. C.;LÓPEZ, L. M. G.; DEL CAMPO, D. G. D.; DÍAZ, S. V.; RUBIO, R. M. A. Iniciación a los deportes de raqueta. La enzenãnza de los deportes de red y muro desde um enfoque constructivista. Editorial Paidotribo. 1ª ed., 2007.

COSTA, A. L.; KALLICK, B., Through the lens of a critical friend. Educational Leadership, v. 51, n. 2, p. 49-51. 1993.

CÔTÉ, J.; ERICKSON, K. Diversification and deliberate play during the sampling years. In: BAKER, J.; FARROW, D. Routledge Handbook of Sport Expertise. London and New York: Routledge Handbook of Sport Expertise; p. 305-317, 2015.

CÔTÉ, J. et al. Quadro teórico para o desenvolvimento de valores pessoais no processo dinâmico de desenvolvimento pelo esporte. In: GALATTI, L. R.; et al. Múltiplos Cenários da Prática Esportiva: Pedagogia do Esporte. Campinas: Editora da Unicamp, 2017.

CÔTÉ, J.; FRASER-THOMAS, J. Youth involvement in sport. Sport Psychology: A Canadian Perspective, p. 270-298, CÔTÉ, J.; BAKER, J.; ABERNETHY, B. Practice and play in the development of sport expertise. Handbook of Sport Psychology, v. 3, p. 184-202, 2007.

COTÉ, J., HORTON, S., MACDONALD, D., & WILKES, S. The benefits of sampling sports during childhood. Physical & Health Education Journal, v. 74, n.4, p. 6, 2009.

DOMINTEANU, T. The significance of the coach-athlete relationship. Indian Journal of Applied Research, v. 4, p. 512-513, 2011.

EDWARDS, A. Quick Guide: sports coach UK, NDCS and UK Deaf Sport. Designed and produced by Coachwise Limited. Disponível em: https://bit.ly/3a3hHtK. Acesso em 13 de outubro de 2020.

FITTS, P. M. The information capacity of the human motor system in controlling the amplitude of movement. J. Exp. Psychol. v. 47, p. 381–391, 1954.

FUCHS, M.; FABER, I. R.; LAMES, M. Game characteristics in elite para table tennis. German Journal of Exercise and Sport Research, v. 49, n. 3, p. 251-258, 2019.

GADAL, M. Reflexões sobre a excelência. Paris: TRANS FAIRE, 2020. 133p.

GADAL, M., La route du haut niveu. Paris: Fedération Française de Tennis de Table. 2011. 32p.

GALATTI, L.R. Pedagogia do Esporte: o livro didático como um mediador no processo de ensino e aprendizagem de jogos esportivos coletivos. 2006. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

GALATTI, L. R.; CÔTÉ, J.; REVERDITO, R.; ALLAN, V.; SEOANE, A. M.; PAES, R.R. Fostering Elite Athlete Development and Recreational Sport Participation: a Successful Club Environment. Motricidade, v. 12, p. 20-31, 2016.

GALATTI, L. R.; BETTEGA, O. B.; PAES, R. R.; REVERDITO, R. S.; SEOANE, A. M.; SCAGLIA, A. J. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços metodológicos dos aspectos estratégico-tático-técnicos. Pensar a Prática, v. 20, n.3, p. 2017a.

GALATTI, L. R.; MARTINS, I. C.; MACHADO, G. V.; SEOANE, A. M.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte e educação física escolar: uma proposta a partir das modalidades coletivas In: GALATTI, L. et al. (Orgs.). Múltiplos cenários da prática esportiva: Pedagogia do Esporte - vol. 2. Editora da Unicamp, 2017b.

GALATTI, L. R.; PAES, R. R.; COLLET, C.; SEOANE, A. M. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, v. 22, n. 3, p. 115-127, 2018.

GALATTI, L. R.; MACHADO, J. C.; MOTTA, M. C.; MISUTA, M. S.; BELLI, T. Nonlinear Pedagogy and the implications for teaching and training in table tennis. Motriz, Rio Claro, v. 25, n. 1, e 101999, 2019.

GINCIENE, G.; DEPRÁ, P. P. Tênis de mesa. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. DE (Ed.). Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote. Maringá: Eduem, p. 207–252, 2014.

GOULD, D.; NALEPA, J.; MIGNANO, M. Coaching generation Z athletes. Journal of Applied Sport Psychology, v. 32, n. 1, p. 104-120, 2020.

GRECO, P. J.; BENDA, R. A. (Org.). Iniciação Esportiva Universal. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

HOCKEY AUSTRALIA. What you say matters: Communication Resource for Coaches. Disponível em: https://www.peakphysed.com.au/f.ashx/Hockey-Australia-Communication-Resource-What-you-say-Matters-.pdf. Acesso em 13 de outubro de 2020.

ICCE; ASOIF; LBU - INTERNATIONAL COUNCIL FOR COACHING EXCELLENCE; ASSOCIATION OF SUMMER OLYMPIC INTERNATIONAL FEDERATIONS; LEEDS BECKETT UNIVERSITY International Sport Coaching Framework, version 2. Champaign, IL: Human Kinetics. 2013.

IINO, Y.; KOJIMA, T. Kinematics of table tennis topspin forehands: effects of performance level and ball spin. Journal of Sports Sciences, v. 27, p. 1311–1321, 2009.

ITTF - INTERNATIONAL TABLE TENNIS FEDERATION. Classification Rules for ITTF Para Table Tennis. 2018. Disponível em: https://www.ipttc.org/classification/Rules/ITTF-PTT%20Classification%20Rules%202018.pdf Acesso em: 16 de setembro de 2020.

ITTF - INTERNATIONAL TABLE TENNIS FEDERATION. Handbook. 2020. International Table Tennis Federation. Disponível em: https://www.ittf.com/wp-content/uploads/2020/04/2020ITTFHandbook_v1.pdf. Acesso em: de setembro de 2020.

ITTF-HPD. INTERNATIONAL TABLE TENNIS FEDERATION. HIGH PERFORMANCE & DEVELOPMENT. FOUR Lessons with Massimo Costantini - “Beginners”. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=3sdygugh5sI&list=PLIl_mJ3zK7B98_8FPU1Ei4BJQ5mQEXyPy&index=4. Acesso em 10 de agosto de 2020.

KLERING, R. T.; JUCHEM, L.; GONÇALVES, G. H. T.; BALBINOTTI, C. A. A. As Competições Formais nos Esportes de Raquete: motivos para a diversificação das práticas In: CHIMINAZZO, J.G. e BELLI, T. Esportes de Raquete. Editora Manole. (No prelo) 2021.

LEITE, J. V.; BARBIERI, F. A.; MIYAGI, W.; DE SOUZA MALTA, E.; ZAGATTO, A. M. Influence of Game Evolution and the Phase of Competition on Temporal Game Structure in High-Level Table Tennis Tournaments. J Hum Kinet, v. 55, p. 55-63, Jan 01 2017.

LEONARDO, L.; GALATTI, L. R.; SCAGLIA, A. J. Disposições preliminares sobre um modelo de participação competitiva para jovens e o papel do treinador. In: GONZALEZ, R.H., MACHADO, M.M.T. Pedagogia do esporte: novas tendências. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, p. 301-324, 2017.

MACHADO, G. V.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte e o Referencial Histórico-cultural: interlocução entre teoria e prática. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 414-430, jan./mar. 2014.

MACHADO, G. V.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte e projetos sociais: interlocuções sobre a prática pedagógica. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 405-18, 2015.

MALAGOLI LANZONI, I.; DI MICHELE, R.; MERNI, F. “Performance indicators in table tennis: a review of the literature,” in Proceedings of the 12th ITTF Sports Science Congress, Rotterdam, 2011.

MALAGOLI LANZONI, I.; DI MICHELE, R.; MERNI, F. A notational analysis of shot characteristics in top-level table tennis players. Eur. J. Sport Sci. v. 14, p. 309–317, 2013.

MALAGOLI LANZONI, I.; KATSIKADELIS, M.; STRAUB, G.; DJOKIC, Z. Footwork technique used in elite table tennis matches. International Journal of Racket Sports Science, v. 1, n. 2, p. 44-48, 2019.

MARINOVIC, W.; IIZUKA, C. A.; NAGAOKA, K. T. Tênis de mesa: teoria e prática. São Paulo: Phorte, 2006.

MARTINENT, G.; ANSNES, E. A Literature Review on Coach-Athlete Relationship in Table Tennis. International Journal of Racket Sports Science, v.2, n. 1, p. 9-21, 2020.

MUNIVRANA, G.; FURJAN-MANDIC, G.; KONDRIC, M. Determining the structure and evaluating the role of technicaltactical elements in basic table tennis playing systems. Int. J. Sports Sci. Coach. v. 10, p. 111–132, 2015.

NAKASHIMA, C. T. Tênis de Mesa. In: MELLO, M T.; WINCKLER, C. Esporte Paralímpico. São Paulo: Atheneu, p. 187-196, 2012.

NSSU-ICCE – NIPPON SPORT SCIENCE UNIVERSITY; INTERNATIONAL COUNCIL FOR COACHING EXCELLENCE Coach Developer Programme: Facilitation Skills Handbook, 2016-2017.

O’DONOGHUE, P.; GIRARD, O.; REID, M. “Racket sports,” in MCGARRY, T., O’DONOGHUE, P., SAMPAIO, J., DE EIRA SAMPAIO A. J. Routledge Handbook of Sports Performance Analysis, Abingdon, OFE: Routledge, p. 404–414, 2013.

PAES, R.R. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Tese (doutorado)- Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. 1996.

PAQUETTE, K.; TRUDEL, P. Learner-centered coach education: Practical recommendations for coach development administrators. International Sport Coaching Journal, v. 5, n. 2, p. 169-175, 2018.

PIMENTEL, R. M.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Pedagogia do Esporte e iniciação esportiva tardia: perspectivas a partir da modalidade basquetebol. Pensar a Prática, v. 13, n. 1, p. 1–15, 2010.

QUN, W. H., ZHIFENG, Q., SHAOFA, X., ENTING, X. Experimental research in table tennis spin. International Journal of Table Tennis Science. v.1, p. 73–78, 1992.

RODRIGUE, F.; TRUDEL, P. Reflective Practice: a Case Study of a University Football Coach Using Reflective Cards. Reflective Practice, v. 2, p. 39-59, 2018.

SILVA, E.J.L.; OLIVEIRA, D.J. Aspectos motivacionais para a adesão e a permanência do idoso na prática esportiva do tênis de mesa. Mais 60 – Estudos sobre Envelhecimento. v. 29, n. 73, p. 5: 84-99, 2019.

SILVA, W. G. F.; REINA, F. T. Analysis of the duration rally and rest time of wheelchair para table tennis at the Rio Paralimpic Games. In: Book of abstracts of The 15th ITTF Sports Science Congress, Düsseldorf, Alemanha. p. 18. 2017a.

SILVA, W.G.F.; REINA, F.T. Analysis of the duration of rally and rest time in standing Para table tennis official tournaments. In: Proceedings Book of the 15th ITTF Sports Science Congress, Düsseldorf, Alemanha, p. 154-160,b.

STRAPASSON, A. M.; LOPES, M. C. Esportes de Raquete Adaptados. In: CHIMINAZZO, J.G. E BELLI, T. Esportes de Raquete. Editora Manole. (No prelo) 2021.

TANG, H.; MIZOGUCHI, M.; TOYOSHIMA, S. Speed and spin characteristics of the 40mm table tennis ball. International Journal of Table Tennis Science, v. 2, n. 5, 2002.

TEPPER, G. ITTF-PTT level 1 Coaching Manual. International Table Tennis Federation, 2007.

TIBHAR ELEARNING. Disponível em http://elearning.tibhar.com/ Acesso em 10 de outubro de 2020.

TT KIDZ - TABLE TENNIS ENGLAND. Disponível em https://www.ttkidz.co.uk/ Acesso em 10 de dezembro de 2020.

WEINECK, J. Treinamento Ideal. São Paulo: Editora Manole, 1999.

WIERSMA, L. D. Reformation or reclassification? A proposal of a rating system for youth sport programs. Quest, v. 57, n. 4, p. 376-391, 2005.

ZAGATTO, A. M.; MOREL, E. A.; GOBATTO, C. A. Physiological responses and characteristics of table tennis matches determined in official tournaments. J Strength Cond Res, v. 24, n. 4, p. 942-949, Apr 2010.

ZHANG P, WARD P, LI W, SUTHERLAND S, GOODWAY J. Effects of play practice on teaching table tennis skills. J Teach Phys Educ., v. 31, n. 1, p. 71-85, 2012.

Downloads

Publicado

fevereiro 9, 2021

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

Co-publisher's ISBN-13 (24)

ISBN 978-65-88816-07-3

Date of first publication (11)

2021

Dimensões físicas

16cm x 21cm x 3cm