Banner Portal
A propósito e a partir de a câmara clara de Roland Barthes a fotografia contra o cinema
Yukio Mishima, no livro Barakei / Killed by Roses, de Eikoh Hosoe (Tokyo: Shueisha, 1963)
PDF

Palavras-chave

Fotografia e cinema
Camadas de significados.

Como Citar

DUBOIS, P. .; ELIAS, Érico M. . A propósito e a partir de a câmara clara de Roland Barthes a fotografia contra o cinema : (a questão do olhar analítico, ou como o fotógrafo se faz livro). Studium, Campinas, SP, n. 41, p. 33–45, 2019. DOI: 10.20396/studium.v0i41.12619. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12619. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

O artigo busca abordar o livro de Roland Barthes sob um ângulo bastante particular: não se trata de re-dizer sob quais aspectos é uma obra clássica e fundadora "sobre a fotografia", mas de mostrar que há também uma outra face, menos conhecida, na qual se mostra um livro "contra o cinema" - um não existe sem o outro. Para demonstrar esse posicionamento, baseado também em em textos publicados por Barthes sobre o cinema, apontaremos a importância para ele do gesto analítico do "congelamento da imagem", na medida em que esse ato "abre" e "escava" uma imagem, que se torna disponível ao olhar, permitindo que ele extraia dela diversas camadas de significações. O fotográfico para Barthes se faz livro.

 
https://doi.org/10.20396/studium.v0i41.12619
PDF

Referências

BARTHES, Roland. “En sortant du cinéma”. Communications, n. 23 (Cinéma et Psychanalyse). Paris, Seuil, 1975.

BARTHES, Roland. “Entrevista com Michel Delahaye e Jacques Rivette”. Cahiers du Cinéma, n. 147, p. 22, set. 1963.

BARTHES, Roland. “Entrevista com Philippe Pilard e Michel Tardy”. Image et Son, n. 175, jul. 1964.

BARTHES, Roland. La chambre claire. Note sur la photographie. Paris: Cahiers du Cinéma; Gallimard; Seuil, 1980. Trad. bras.: A câmara clara: notas sobre a fotografia. 7 ed. Tradução de Julio Castanon Guimaraes Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018. Coleção Clássicos de Ouro.

BARTHES, Roland. “La recherche des unités traumatiques dans l’information visuelle”. Revue Internationale de Filmologie, tome X, n. 34, jul.-set. 1960.

BARTHES, Roland. “Le message photographique”. Communications, n. 1, Paris, Seuil, 1961.

BARTHES, Roland. “Le problème de la signification au cinéma”. Revue Internationale de Filmologie, tome X, n. 32-33, jan.-jun. 1960.

BARTHES, Roland. “Le troisième sens. Notes de recherche sur quelques photogrammes de S. M. Eisenstein”. Cahiers du Cinéma, n. 222, 1970; republicado na obra póstuma de Barthes, L’Obvie et l’obtus. Essais critiques III. Paris: Seuil, 1992, pp. 43-61. Trad. bras.: O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

BARTHES, Roland. Mythologies. Paris: Seuil, 1957. Trad. bras.: Mitologias. 7 ed. Tradução de Rita Buongermino, Pedro de Souza e Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Difel, 2013.

BARTHES, Roland. Roland Barthes par Roland Barthes. Paris: Seuil, 1975. Coll. Ecrivains de Toujours. Trad. bras.: Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

BARTHES, Roland. S/Z. Paris: Seuil, 1970. Trad. bras.: S/Z. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

CARRERA, Gaston Fernandez. La Photographie, le néant: digressions autour d’une mort occidentale. Paris: Presses Universitaires de France, 1986.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant l’image. Questions posées aux fins d’une histoire de l’art. Paris: Minuit, 1990. Coll. Critique. Trad. bras.: Diante da imagem. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2013.

DUBOIS, Philippe. L’Acte photographique. Bruxelles: Ed. Labor, 1990. Trad. bras.: O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993; 13 ed., 2010.

KRAUSS, Rosalind. Le Photographique. Pour une théorie des écarts. Paris: Macula, 1990; 2e édition revue, corrigée et remaniée, 2013. Trad. bras.: O fotográ́fico. Tradução de Anne Marie Davée. Barcelona: G. Gili, 2010.

LA RECHERCHE Photographique, n. 12, jun. 1992. Dir. André Rouillé.

LEMAGNY, Jean-Claude. La Photographie créative. Paris: Contrejour, 1984.

LES CAHIERS de la Photographie, 1981.

ROCHE, Denis. La Disparition des lucioles: réflexions sur l’acte photographique. Paris: Éditions de l’Etoile 1982; Paris: Éditions du Seuil, 2016.

SCHAEFFER, Jean-Marie. L’image précaire. Du dispositif photographique. Paris: Éditions du Seuil, 1987. Trad. bras.: A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Tradução de Eleonora Bottmann. Campinas: Papirus, 1996.

SONTAG, Susan. On Photography. New York: Farrar, Straus & Giroux, 1977; Sur la photographie. Paris: Union Générale d’Éditions, 1983. Trad. bras.: Sobre fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

VACCARI, Franco. La photographie et l’inconscient technologique. Paris: Créatis, 1981.

VAN LIER, Henri. Philosophie de la photographie. Laplume: ACCP, 1983.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.