A propósito e a partir de a câmara clara de Roland Barthes a fotografia contra o cinema

(a questão do olhar analítico, ou como o fotógrafo se faz livro)

Autores

  • Philippe Dubois Universidade Sorbonne Nouvelle
  • Érico Monteiro Elias Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/studium.v0i41.12619

Palavras-chave:

Fotografia e cinema, Camadas de significados.

Resumo

O artigo busca abordar o livro de Roland Barthes sob um ângulo bastante particular: não se trata de re-dizer sob quais aspectos é uma obra clássica e fundadora "sobre a fotografia", mas de mostrar que há também uma outra face, menos conhecida, na qual se mostra um livro "contra o cinema" - um não existe sem o outro. Para demonstrar esse posicionamento, baseado também em em textos publicados por Barthes sobre o cinema, apontaremos a importância para ele do gesto analítico do "congelamento da imagem", na medida em que esse ato "abre" e "escava" uma imagem, que se torna disponível ao olhar, permitindo que ele extraia dela diversas camadas de significações. O fotográfico para Barthes se faz livro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Philippe Dubois, Universidade Sorbonne Nouvelle

 Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris 3).

Érico Monteiro Elias, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Jornalismo (2002) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestrado em Artes (2009) e Doutorado em andamento em Artes Visuais (desde 2012), pela Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BARTHES, Roland. “En sortant du cinéma”. Communications, n. 23 (Cinéma et Psychanalyse). Paris, Seuil, 1975.

BARTHES, Roland. “Entrevista com Michel Delahaye e Jacques Rivette”. Cahiers du Cinéma, n. 147, p. 22, set. 1963.

BARTHES, Roland. “Entrevista com Philippe Pilard e Michel Tardy”. Image et Son, n. 175, jul. 1964.

BARTHES, Roland. La chambre claire. Note sur la photographie. Paris: Cahiers du Cinéma; Gallimard; Seuil, 1980. Trad. bras.: A câmara clara: notas sobre a fotografia. 7 ed. Tradução de Julio Castanon Guimaraes Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018. Coleção Clássicos de Ouro.

BARTHES, Roland. “La recherche des unités traumatiques dans l’information visuelle”. Revue Internationale de Filmologie, tome X, n. 34, jul.-set. 1960.

BARTHES, Roland. “Le message photographique”. Communications, n. 1, Paris, Seuil, 1961.

BARTHES, Roland. “Le problème de la signification au cinéma”. Revue Internationale de Filmologie, tome X, n. 32-33, jan.-jun. 1960.

BARTHES, Roland. “Le troisième sens. Notes de recherche sur quelques photogrammes de S. M. Eisenstein”. Cahiers du Cinéma, n. 222, 1970; republicado na obra póstuma de Barthes, L’Obvie et l’obtus. Essais critiques III. Paris: Seuil, 1992, pp. 43-61. Trad. bras.: O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

BARTHES, Roland. Mythologies. Paris: Seuil, 1957. Trad. bras.: Mitologias. 7 ed. Tradução de Rita Buongermino, Pedro de Souza e Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Difel, 2013.

BARTHES, Roland. Roland Barthes par Roland Barthes. Paris: Seuil, 1975. Coll. Ecrivains de Toujours. Trad. bras.: Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

BARTHES, Roland. S/Z. Paris: Seuil, 1970. Trad. bras.: S/Z. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

CARRERA, Gaston Fernandez. La Photographie, le néant: digressions autour d’une mort occidentale. Paris: Presses Universitaires de France, 1986.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant l’image. Questions posées aux fins d’une histoire de l’art. Paris: Minuit, 1990. Coll. Critique. Trad. bras.: Diante da imagem. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2013.

DUBOIS, Philippe. L’Acte photographique. Bruxelles: Ed. Labor, 1990. Trad. bras.: O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993; 13 ed., 2010.

KRAUSS, Rosalind. Le Photographique. Pour une théorie des écarts. Paris: Macula, 1990; 2e édition revue, corrigée et remaniée, 2013. Trad. bras.: O fotográ́fico. Tradução de Anne Marie Davée. Barcelona: G. Gili, 2010.

LA RECHERCHE Photographique, n. 12, jun. 1992. Dir. André Rouillé.

LEMAGNY, Jean-Claude. La Photographie créative. Paris: Contrejour, 1984.

LES CAHIERS de la Photographie, 1981.

ROCHE, Denis. La Disparition des lucioles: réflexions sur l’acte photographique. Paris: Éditions de l’Etoile 1982; Paris: Éditions du Seuil, 2016.

SCHAEFFER, Jean-Marie. L’image précaire. Du dispositif photographique. Paris: Éditions du Seuil, 1987. Trad. bras.: A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Tradução de Eleonora Bottmann. Campinas: Papirus, 1996.

SONTAG, Susan. On Photography. New York: Farrar, Straus & Giroux, 1977; Sur la photographie. Paris: Union Générale d’Éditions, 1983. Trad. bras.: Sobre fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

VACCARI, Franco. La photographie et l’inconscient technologique. Paris: Créatis, 1981.

VAN LIER, Henri. Philosophie de la photographie. Laplume: ACCP, 1983.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

DUBOIS, P. .; ELIAS, Érico M. . A propósito e a partir de a câmara clara de Roland Barthes a fotografia contra o cinema : (a questão do olhar analítico, ou como o fotógrafo se faz livro). Studium, Campinas, SP, n. 41, p. 33–45, 2019. DOI: 10.20396/studium.v0i41.12619. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12619. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos