Fotografía y sociedad

a partir de Gisèle Freund

Autores

  • Silvia Pérez Fernández Universidade de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.20396/studium.v0i41.12615

Palavras-chave:

Evolução da fotografia, Noção de ideologia.

Resumo

O artigo analisa o alcance da teoria com a qual Gisèle Freund estuda a fotografia francesa do século XIX, particularmente a concepção de ideologia. Levando em conta sua atividade como fotojornalista na Alemanha, a formação na Escola de Frankfurt e a sociologia da arte incorporada em Paris, procura-se demonstrar a maneira pela qual a autora concebe a evolução da fotografia - especialmente, o retrato – na fotografia francesa do século XIX como expressão do desenvolvimento da classe burguesa. Mas, como Freund a utiliza, a noção de ideologia exclui tanto as práticas repressivas exercidas pelo Estado burguês no século XIX, quanto aquelas que o proletariado implantou na sua confrontação, no que é conhecido como "o movimento da fotografia operária".

 

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Biografia do Autor

Silvia Pérez Fernández, Universidade de Buenos Aires

Graduação em Sociologia e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires.

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

FERNÁNDEZ, S. P. . Fotografía y sociedad : a partir de Gisèle Freund. Studium, Campinas, SP, n. 41, p. 20–32, 2019. DOI: 10.20396/studium.v0i41.12615. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12615. Acesso em: 30 jan. 2023.

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