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Fotolivro paranoia
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Palavras-chave

Fotografia e poseria
Atmosfera surrealista.

Como Citar

GAMBARDELLA, Ana Luiza; CASTRAL, Paulo César. Fotolivro paranoia: fotografia, surrealismo e espaço urbano. Studium, Campinas, SP, n. 40, p. 47–59, 2018. DOI: 10.20396/studium.v0i40.12605. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12605. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O presente artigo objetiva abordar o fotolivro Paranoia (1963) por meio da análise entre a fotografia surrealista e as fotografias de Wesley Duke Lee justamente pelo tensionamento com a poesia de Roberto Piva. A discussão parte do uso da fotografia por artistas pela indicialidade do meio e concede especial atenção para o esvaziamento sígnico surrealista, caracterizando o contexto artístico historicamente localizado com que o conjunto de imagens analisadas dialoga. Objetiva-se uma primeira aproximação à possibilidade de imagem de cidade inaugurada pelo olhar experiência de Wesley Duke Lee e de Roberto Piva. O espaço urbano retratado no fotolivro é expresso de modo a entrarmos na vivência dos artistas com a cidade-representação em uma atmosfera surrealista baseados na fotografia e na poesia.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i40.12605
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Referências

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