Banner Portal
O fake e a fabricação de um artista
PDF

Palavras-chave

Tramas imagéticas
Fotografia digital.

Como Citar

CARVALHO, Anna. O fake e a fabricação de um artista : o Projeto Ximo Berenguer como ferramenta pedagógica. Studium, Campinas, SP, n. 40, p. 33–46, 2018. DOI: 10.20396/studium.v0i40.12590. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12590. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O projeto Ximo Berenguer é uma obra do artista catalão Joan Fontcuberta. Nele, Fontcuberta trata das diferentes situações da imagem e de como podemos dar ênfase às tramas imagéticas. Ele brinca com a descontextualização e percebe que as imagens têm tanta força quanto as palavras, pois elas se impõem ao espectador, de forma autoritária e carismática. Nesse artigo, analisaremos o livro A chupar del bote, de Ximo Berenguer, uma obra que nasce como um experimento prático, apoiado no panorama das últimas décadas, em que o falso tem sido uma ferramenta pedagógica e crítica. O projeto nos faz pensar que, mesmo com as facilidades que a fotografia digital possibilita, ainda temos mecanismos de resgate das origens da “verossimilhança” das informações, ou seja, temos maneiras rápidas de comprovar algo. No entanto, é justamente por isso, que baixamos a guarda.

 
https://doi.org/10.20396/studium.v0i40.12590
PDF

Referências

BERENGUER, Ximo. A chupar del bote. Barcelona: RMAA0, 2017. Disponível em: http://www.phe.es/exposicion/chupar-del-bote/. Acesso em: 13 out. 2018.

DUNKER, Christian. Pós-verdade e o futuro presente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=j2WdHPcNHt4. Acesso em: 10 set. 2018.

ENTLER, Ronaldo. Um lugar chamado fotografia, uma postura chamada contemporânea. Texto publicado no catálogo da exposição A Invenção de um Mundo. Coleção da Maison Européenne de La Photographie/Paris, realizada em 2009 no Itaú Cultural, sob curadoria de Eder Chiodetto e Jean-Luc Monterosso. 2009. Disponível em: http://www.entler.com.br/textos/postura_contemporanea.html. Acesso em: 8 out. 2018.

FONTCUBERTA, Joan. O beijo de Judas: fotografia e verdade. Barcelona: Editora Gustavo Gilli, 2010.

______. A Caixa de Pandora: A fotografia depois da fotografia. Barcelona: Editora Gustavo Gilli, 2014.

______. La furia de las imágenes: notas sobre la post-fotografía. Barcelona: Galáxia Gutenberg, 2016.

______. Conferência do Fotógrafo Joan Fontcuberta no Spectra. Primeiro Simpósio Mundial sobre Teorias da Conspiração, Valência/Espanha, Parte 4. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=F9byuSGbaa4&feature=related. Acesso em: 17 out. 2018.

______. Fórum de Fotografia do Itaú Cultural. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LCByiio0adQ . Acesso em: 10 out 2018.

______. Interview with Joan Fontcuberta. Disponível em: http://www.marcfeustel.com/interview-with-joan-fontcuberta/. Acesso em: 10 out. 2018.

______. Proyecto Ximo Berenguer: el libro como fake. Disponível em: goo.gl/q1Lv2A. Acesso em 15 out 2018.

______. Site Oficial do Joan Fontcuberta. Disponível em: http://www.fontcuberta.com. Acesso em: 16 out. 2018.

HOWARD Green Gallery. Informações sobre o artista Charles Jones. Disponível em: http://www.howardgreenberg.com/artists/charles-jones. Acesso em: 17 out. 2018.

MACLENNAN, Gloria Crespo. Francesca Woodman: o risco de ser artista. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/01/22/cultura/1453475483_302876.html. Acesso em: 10 out. 2018. SITE oficial de Vivian Maier. Disponível em: http://www.vivianmaier.com/. Acesso em: 15 out. 2018.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.