Resumo
O ensaio “Dentro do livro havia um bosque” apresenta o encontro ocasional entre um fotógrafo e uma leitora. O registro deste evento é dado na ampliação analógica das imagens fotográficas sobre folhas de papel extraídas de um livro. O conjunto composto de imagens e texto busca articular as relações intermidiáticas entre a fotografia e a literatura; consideramos que, enquanto o texto amplia os estados das observações descritivas, a imagem suscita a coexistência de múltiplas narrativas num mesmo espaço-tempo.
Referências
BECK, Tom. David Seymour (Chim). London: Phaidon Press, 2005.
BENJAMIN, Walter. A pequena história da fotografia. In: ______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996. ( Obras escolhidas)
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1990.
FRIZOT, Michel. Faire face, faire signe : la photographie, sa part d’histoire. In: AMELINE, Jean-Paul (Ed.). Face à l’histoire 1933-1996: l’artiste moderne devant l’événement historique. Paris: Flammarion/Centre Georges-Pompidou, 1996.
GOLDBERG, Vicki. The power of photography, how photographs changed our lives. New York: Abbeville Press, 1991.
HAMITON, Peter. Representing the social: France and Frenchness in post-war humanist photography. In:HALL, Stuart (Ed.). Representation: cultural representations and signifying practices. London, Thousand Oaks, New Delhi: Sage Publications, 2007.
HARIMAN, Robert; LUCAITES, John Louis. No caption needed: iconic photographs, public culture, and liberal democracy. Chicago and London: University of Chicago Press, 2007.
KNIGHTLEY, Phillip. The first casualty: from the Crimea to Vietnam: the War correspondent as hero, propagandist, and myth maker. New York: Harvest, 1975.
KRAKAUER, Siegfried. A fotografia . In: ______. O ornamento da massa. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
MADRID. Barcelona: Comissariat de Propaganda de la Generalitat de Catalunya, 1936.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A fotografia como documento: Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico . Tempo, n. 14, jan.-jun., 2003, p. 131-151.
PRESTON, Paul. We saw Spain die: foreign correspondents in the Spanish Civil War. New York: Skyhorse Publishing, 2009.
SEYMOUR, David. Chim : ICP Library of Photographers. London, New York: Studio Vista/ICP, 1974.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
THÉZY, Marie de. La photographie humaniste, 1930-1960: histoire d’un mouvement en France. Paris: Contrejour, 1992.
WHELAN, Richard. ¡Esto es la guerra!: Robert Capa en acción. Barcelona: Museu Nacional d’Art de Catalunya ; New York : International Center of Photography ; Gottingen: Steidel, 2009.
ZERWES, Erika. Tempo de guerra: cultura visual e cultura política nas fotografias de guerra dos fundadores da agência Magnum (1936-1947). Tese (Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, 2013. 2 v.
______. Iconografias de esquerda: encontro entre cultura visual e cultura política em fotografias da Guerra Civil Espanhola. Visualidades, v. 12, n. 2, jul.-dez., 2014.
BENJAMIN, Walter. A pequena história da fotografia. In: ______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996. ( Obras escolhidas)
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1990.
FRIZOT, Michel. Faire face, faire signe : la photographie, sa part d’histoire. In: AMELINE, Jean-Paul (Ed.). Face à l’histoire 1933-1996: l’artiste moderne devant l’événement historique. Paris: Flammarion/Centre Georges-Pompidou, 1996.
GOLDBERG, Vicki. The power of photography, how photographs changed our lives. New York: Abbeville Press, 1991.
HAMITON, Peter. Representing the social: France and Frenchness in post-war humanist photography. In:HALL, Stuart (Ed.). Representation: cultural representations and signifying practices. London, Thousand Oaks, New Delhi: Sage Publications, 2007.
HARIMAN, Robert; LUCAITES, John Louis. No caption needed: iconic photographs, public culture, and liberal democracy. Chicago and London: University of Chicago Press, 2007.
KNIGHTLEY, Phillip. The first casualty: from the Crimea to Vietnam: the War correspondent as hero, propagandist, and myth maker. New York: Harvest, 1975.
KRAKAUER, Siegfried. A fotografia . In: ______. O ornamento da massa. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
MADRID. Barcelona: Comissariat de Propaganda de la Generalitat de Catalunya, 1936.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A fotografia como documento: Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico . Tempo, n. 14, jan.-jun., 2003, p. 131-151.
PRESTON, Paul. We saw Spain die: foreign correspondents in the Spanish Civil War. New York: Skyhorse Publishing, 2009.
SEYMOUR, David. Chim : ICP Library of Photographers. London, New York: Studio Vista/ICP, 1974.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
THÉZY, Marie de. La photographie humaniste, 1930-1960: histoire d’un mouvement en France. Paris: Contrejour, 1992.
WHELAN, Richard. ¡Esto es la guerra!: Robert Capa en acción. Barcelona: Museu Nacional d’Art de Catalunya ; New York : International Center of Photography ; Gottingen: Steidel, 2009.
ZERWES, Erika. Tempo de guerra: cultura visual e cultura política nas fotografias de guerra dos fundadores da agência Magnum (1936-1947). Tese (Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, 2013. 2 v.
______. Iconografias de esquerda: encontro entre cultura visual e cultura política em fotografias da Guerra Civil Espanhola. Visualidades, v. 12, n. 2, jul.-dez., 2014.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Studium
Downloads
Não há dados estatísticos.