Banner Portal
Justaposição, sequência e narrativa no fotolivro ZZYZX, de Gregory Halpern
PDF

Palavras-chave

Justaposições visuais
Cinema e fotografia.

Como Citar

ABREU, Felipe. Justaposição, sequência e narrativa no fotolivro ZZYZX, de Gregory Halpern. Studium, Campinas, SP, n. 40, p. 7–26, 2018. DOI: 10.20396/studium.v0i40.12588. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12588. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de criação de justaposições visuais, construção de sequência e narrativa no fotolivro ZZYZX, do fotógrafo americano Gregory Halpern, e sua posterior recepção crítica. Para tanto, foi utilizada uma metodologia baseada em textos de teóricos do cinema e da fotografia, que possibilitam a análise dos procedimentos empregados pelo artista. Após apreciação do fotolivro e de sua recepção crítica, percebe-se que a sequência e as justaposições criadas têm um importante papel não só na realização do fotolivro, mas também na maneira com que ele é avaliado pela crítica.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i40.12588
PDF

Referências

BADGER, Gerry. It’s All Fiction. In: Imprint: Visual Narratives in Books and Beyond. [s.l: s.n.], pp. 15-47.

BADGER, Gerry. Por que fotolivros são importantes. Revista Zum, n. 8, pp. 1-11, 31 ago. 2015. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-8/fotolivros/.

BARTHES, Roland. Camera Lucida: Reflections on Photography. New York: Hill and Wang, 1981.

BONDUKI, Inês. O conceito de sequência de Nathan Lyons. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais), Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

BRITO, Humberto. Encontrar-se desamparadamente vivo no mundo: ZZYZX, de Gregory Halpern. Zum, p. 2, 9 dez. 2016. Disponível em: https://revistazum.com.br/livros/zzyzx/.

COLBERG, Jörg. ZZYZX: Photobook Review. Conscientious Photography Magazine, p. 3, 2016.

COTTON, Charlotte. The Photograph as Contemporary Art. London: Thames and Hudson, 2014.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 2 ed. São Paulo: Papirus Editora, 1998.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

FERNÁNDEZ, Horacio. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

FLUSSER, Vilém. O futuro da escrita. In: O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicacão. São Paulo: Cosac Naify, 2008, pp. 138-150.

FONTCUBERTA, Joan. Por um manifesto pós-fotográfico. Studium, n. 36, pp. 118-130, 2011.

HALPERN, Gregory. ZZYZX. London: Mack, 2016.

KNOBLAUCH, Loring. Gregory Halpern, ZZYZX. Collector Daily, p. 2, 2016.

KULESHOV, Lev. Kuleshov on Film: Writings by Lev Kuleshov. Berkeley: University of California Press, 1974.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984. MORRIS, L. 20 Great Instagram Stats for Advertisers.

O’HAGAN, Sean. Gregory Halpern’s ZZYZX – California Dreamin’ in the 21st Century. The Guardian, p. 2, 2016.

PARR, Martin; BADGER, Gerry. The Photobook: A History, volume I. London: Phaidon, 2004.

PARR, Martin; BADGER, Gerry. The Photobook: A History, volume II. London: Phaidon, 2006.

PARR, Martin; BADGER, Gerry. The Photobook: A History, volume III. London: Phaidon, 2014.

ROTH, A. The Open Book: a History of the Photographic Book from 1878 to the Present. New York: Hasselbald Center, 2004.

ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. Tradução de Constancia Egrejas. São Paulo: Editora Senac, 2009.

SABHARWAL, Anil. Google Photos: One Year, 200 Million Users, and a Whole Lot of Selfies, Mat 27, 2016. Disponível em: https://www.blog.google/products/photos/google-photos-one-year-200-million/.

SHANNON, Elizabeth. The Rise of the Photobook in the Twenty-First Century. St Andrews Journal of Art History and Museum Studies, vol. 14, pp. 55-62, 2010.

SHAW, Tate. Strategic Linkage: Binding and Sequence in Photobooks. Photobook Review, n. 002, pp. 2-3, 2012.

SONESSON, Göran. Semiotics of Photography: On Tracing the Index. In: Pictorial Meanings in the Society of Information. [s.l: s.n.], p. 134.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. Tradução de Iraci D. Poleti e Regina Salgado Campos. São Paulo: Editora Senac, 2010

ULIN, David L. Southern California, End of the Line. New Yorker, p. 1, 2016.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.