Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de criação de justaposições visuais, construção de sequência e narrativa no fotolivro ZZYZX, do fotógrafo americano Gregory Halpern, e sua posterior recepção crítica. Para tanto, foi utilizada uma metodologia baseada em textos de teóricos do cinema e da fotografia, que possibilitam a análise dos procedimentos empregados pelo artista. Após apreciação do fotolivro e de sua recepção crítica, percebe-se que a sequência e as justaposições criadas têm um importante papel não só na realização do fotolivro, mas também na maneira com que ele é avaliado pela crítica.
Referências
BADGER, Gerry. It’s All Fiction. In: Imprint: Visual Narratives in Books and Beyond. [s.l: s.n.], pp. 15-47.
BADGER, Gerry. Por que fotolivros são importantes. Revista Zum, n. 8, pp. 1-11, 31 ago. 2015. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-8/fotolivros/.
BARTHES, Roland. Camera Lucida: Reflections on Photography. New York: Hill and Wang, 1981.
BONDUKI, Inês. O conceito de sequência de Nathan Lyons. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais), Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
BRITO, Humberto. Encontrar-se desamparadamente vivo no mundo: ZZYZX, de Gregory Halpern. Zum, p. 2, 9 dez. 2016. Disponível em: https://revistazum.com.br/livros/zzyzx/.
COLBERG, Jörg. ZZYZX: Photobook Review. Conscientious Photography Magazine, p. 3, 2016.
COTTON, Charlotte. The Photograph as Contemporary Art. London: Thames and Hudson, 2014.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 2 ed. São Paulo: Papirus Editora, 1998.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
FERNÁNDEZ, Horacio. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
FLUSSER, Vilém. O futuro da escrita. In: O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicacão. São Paulo: Cosac Naify, 2008, pp. 138-150.
FONTCUBERTA, Joan. Por um manifesto pós-fotográfico. Studium, n. 36, pp. 118-130, 2011.
HALPERN, Gregory. ZZYZX. London: Mack, 2016.
KNOBLAUCH, Loring. Gregory Halpern, ZZYZX. Collector Daily, p. 2, 2016.
KULESHOV, Lev. Kuleshov on Film: Writings by Lev Kuleshov. Berkeley: University of California Press, 1974.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984. MORRIS, L. 20 Great Instagram Stats for Advertisers.
O’HAGAN, Sean. Gregory Halpern’s ZZYZX – California Dreamin’ in the 21st Century. The Guardian, p. 2, 2016.
PARR, Martin; BADGER, Gerry. The Photobook: A History, volume I. London: Phaidon, 2004.
PARR, Martin; BADGER, Gerry. The Photobook: A History, volume II. London: Phaidon, 2006.
PARR, Martin; BADGER, Gerry. The Photobook: A History, volume III. London: Phaidon, 2014.
ROTH, A. The Open Book: a History of the Photographic Book from 1878 to the Present. New York: Hasselbald Center, 2004.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. Tradução de Constancia Egrejas. São Paulo: Editora Senac, 2009.
SABHARWAL, Anil. Google Photos: One Year, 200 Million Users, and a Whole Lot of Selfies, Mat 27, 2016. Disponível em: https://www.blog.google/products/photos/google-photos-one-year-200-million/.
SHANNON, Elizabeth. The Rise of the Photobook in the Twenty-First Century. St Andrews Journal of Art History and Museum Studies, vol. 14, pp. 55-62, 2010.
SHAW, Tate. Strategic Linkage: Binding and Sequence in Photobooks. Photobook Review, n. 002, pp. 2-3, 2012.
SONESSON, Göran. Semiotics of Photography: On Tracing the Index. In: Pictorial Meanings in the Society of Information. [s.l: s.n.], p. 134.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. Tradução de Iraci D. Poleti e Regina Salgado Campos. São Paulo: Editora Senac, 2010
ULIN, David L. Southern California, End of the Line. New Yorker, p. 1, 2016.
BADGER, Gerry. Por que fotolivros são importantes. Revista Zum, n. 8, pp. 1-11, 31 ago. 2015. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-8/fotolivros/.
BARTHES, Roland. Camera Lucida: Reflections on Photography. New York: Hill and Wang, 1981.
BONDUKI, Inês. O conceito de sequência de Nathan Lyons. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais), Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
BRITO, Humberto. Encontrar-se desamparadamente vivo no mundo: ZZYZX, de Gregory Halpern. Zum, p. 2, 9 dez. 2016. Disponível em: https://revistazum.com.br/livros/zzyzx/.
COLBERG, Jörg. ZZYZX: Photobook Review. Conscientious Photography Magazine, p. 3, 2016.
COTTON, Charlotte. The Photograph as Contemporary Art. London: Thames and Hudson, 2014.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 2 ed. São Paulo: Papirus Editora, 1998.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
FERNÁNDEZ, Horacio. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
FLUSSER, Vilém. O futuro da escrita. In: O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicacão. São Paulo: Cosac Naify, 2008, pp. 138-150.
FONTCUBERTA, Joan. Por um manifesto pós-fotográfico. Studium, n. 36, pp. 118-130, 2011.
HALPERN, Gregory. ZZYZX. London: Mack, 2016.
KNOBLAUCH, Loring. Gregory Halpern, ZZYZX. Collector Daily, p. 2, 2016.
KULESHOV, Lev. Kuleshov on Film: Writings by Lev Kuleshov. Berkeley: University of California Press, 1974.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984. MORRIS, L. 20 Great Instagram Stats for Advertisers.
O’HAGAN, Sean. Gregory Halpern’s ZZYZX – California Dreamin’ in the 21st Century. The Guardian, p. 2, 2016.
PARR, Martin; BADGER, Gerry. The Photobook: A History, volume I. London: Phaidon, 2004.
PARR, Martin; BADGER, Gerry. The Photobook: A History, volume II. London: Phaidon, 2006.
PARR, Martin; BADGER, Gerry. The Photobook: A History, volume III. London: Phaidon, 2014.
ROTH, A. The Open Book: a History of the Photographic Book from 1878 to the Present. New York: Hasselbald Center, 2004.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. Tradução de Constancia Egrejas. São Paulo: Editora Senac, 2009.
SABHARWAL, Anil. Google Photos: One Year, 200 Million Users, and a Whole Lot of Selfies, Mat 27, 2016. Disponível em: https://www.blog.google/products/photos/google-photos-one-year-200-million/.
SHANNON, Elizabeth. The Rise of the Photobook in the Twenty-First Century. St Andrews Journal of Art History and Museum Studies, vol. 14, pp. 55-62, 2010.
SHAW, Tate. Strategic Linkage: Binding and Sequence in Photobooks. Photobook Review, n. 002, pp. 2-3, 2012.
SONESSON, Göran. Semiotics of Photography: On Tracing the Index. In: Pictorial Meanings in the Society of Information. [s.l: s.n.], p. 134.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. Tradução de Iraci D. Poleti e Regina Salgado Campos. São Paulo: Editora Senac, 2010
ULIN, David L. Southern California, End of the Line. New Yorker, p. 1, 2016.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Studium
Downloads
Não há dados estatísticos.