Resumo
Desde meados da década de 1930, Jorge de Lima exercitava-se na técnica da fotomontagem. Das imagens produzidas nessa época surgiu A pintura em pânico, volume com 41 pranchas, publicado no Rio de Janeiro em 1943, nunca reeditado. Cada imagem é acompanhada por um título/legenda: textos breves que não possuem função explicativa ou descritiva, antes ressaltam o teor enigmático das imagens. Há também um prefácio escrito pelo poeta Murilo Mendes, que relaciona a obra com o surrealismo e com trabalhos de Max Ernst, além de atentar para o teor político da técnica ali empregada. Meu intuito é oferecer uma contextualização dessa publicação, partindo das referências visuais que Lima adotou (Ernst, Ismael Nery, Giorgio de Chirico, por exemplo).
Referências
AMARAL JR., Amadeu. “Jorge de Lima – photographo supra-realista”. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, s.p., 9 jul. 1938.
ANDRADE, Fábio de Souza. O engenheiro noturno: a lírica final de Jorge de Lima. São Paulo: Edusp, 1997.
ASSUNÇÃO, Teodoro Rennó. “Fotomontagem e colagem poética em Jorge de Lima”. O Eixo e a Roda, Belo Horizonte, vol. 9/10, pp. 53-73, 2003/2004.
BENTO, Antonio. “O pintor maldito”. In: Ismael Nery 50 anos depois. São Paulo: MAC-USP, 1984.
ERNST, Max. Écritures. Paris: Gallimard, 1970.
FERNANDES, Senir Lourenço. “Ismael Nery: a narrativa do essencial”. In: Ismael Nery 50 anos depois. São Paulo: MAC-USP, 1984.
LIMA, Jorge de. A pintura em pânico. Rio de Janeiro: Tipografia Luso-Brasileira, 1943.
______. “A mística e a poesia”. In: Ismael Nery 50 anos depois. São Paulo: MAC-USP, 1984.
MENDES, Murilo. “Nota Liminar”. In: LIMA, Jorge, A pintura em pânico. Rio de Janeiro: Tipografia Luso-Brasileira, 1943.
______. “Recordação de Ismael Nery VII”. In Ismael Nery 100 anos: a poética de um mito. Rio de Janeiro: CCBB; São Paulo: Faap, 2000.
PAULINO, Ana Maria. “Jorge de Lima: a re-velação da imagem”. In: ______(org.). O poeta insólito: fotomontagens de Jorge de Lima. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, USP, 1987, pp. 41-48.
STORR, Robert. “Past Imperfect, Present Conditional”. In: SPIES, Werner & REWALD, Sabine. Max Ernst: a Retrospective. New York: Metropolitan Museum of Art; Yale University Press, 2005, pp. 51-66.
VIRAVA, Thiago Gil. Uma brecha para o surrealismo: percepções do movimento surrealista no Brasil entre as décadas de 1920 e 1940. Dissertação (Mestrado em Teoria, Ensino e Aprendizagem), São Paulo, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP, 2012.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Studium