Banner Portal
Livro-arquivo, uma leitura de Buena memoria e Tiempo de árbol, de Marcelo Brodsky
PDF

Palavras-chave

Imagem de escola
Histórias de vida.

Como Citar

GRIGOLIN, Fernanda. Livro-arquivo, uma leitura de Buena memoria e Tiempo de árbol, de Marcelo Brodsky. Studium, Campinas, SP, n. 39, p. 60–68, 2019. DOI: 10.20396/studium.v0i39.12582. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12582. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O argentino Marcelo Brodsky define os livros como a síntese mais completa de um trabalho de um artista visual. Em 1997, ele publicou Buena memoria, o seu mais conhecido e prestigiado trabalho. Por meio de uma imagem de escola, Brodsky resgata histórias de vida de seus antigos companheiros, mapeia quantos ficaram desaparecidos e fala da memória de seu irmão Fernando, morto pela ditadura argentina. O tema dos desaparecidos é recorrente no trabalho de Brodsky. Algumas imagens de Buena memoria ressurgem em seu livro Tiempo de árbol (2013), com outra montagem e sequencialidade, olhando as imagens por meio de um tempo lento e reflexivo. Nas palavras do artista: “El tiempo de árbol es el de la naturaleza, controlado por factores ajenos a la voluntad humana”.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i39.12582
PDF

Referências

BRODSKY, Marcelo. Buena memoria. Buenos Aires: La Marca Editora, 2006.

______. Entrevista por e-mail a Fernanda Grigolin, 10 jul. 2014.

______. Tiempo de árbol. Buenos Aires: La Luminosa, 2013;

______. Trabalho apresentado na mesa Circuitos na Fotografia Latino-Americana. Primeiro Fórum Latino-Americano, 2007, Itaú Cultural. Transcrição disponível em: . Acesso em: 29 maio 2014.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo AbyWarburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

ENWEZOR, Okwui. Archive Fever. Uses of the Document in Contemporary Art. New York: Internacional Center of Photography, 2008.

GARROTE, Karen. “Mapas para la comprensión del horror. Marcelo Brodsky y la fotografía como soporte de la memoria”. II Jornadas de Humanidades. Historia del Arte – Representación y Soporte, Bahía Blanca, Argentina, 2007.

HELDER, Herberto. Photomaton & Vox. Lisboa: Assírio & Alvim, 2013.

HUYSSEN, Andreas. “El arte mnemónico de Marcelo Brodsky”. In: Nexo: un ensayo fotográfico de Marcelo Brodsky. Buenos Aires: La Marca, 2001, pp. 7-11.

LISSOVISKY, Mauricio. “Dez proposições acerca do futuro da fotografia e dos fotógrafos do futuro”. Facom 23, Faap, São Paulo, 2011.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. “Antimonumentos: trabalho de memória e de resistência”. Psicol. USP [on-line], vol. 27, n. 1, pp. 49-60, 2016.

TRINDADE, Denise. “Arte e cultura na América Latina: cartografias do esquecimento”. Anais do II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, 2016.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.