Resumo
Este artigo analisa os aspectos estruturais e narrativos do fotolivro Illustrated People, de Thomas Mailaender – ganhador do prêmio de melhor fotolivro no Photobook Awards em 2015 –, e o impacto desses elementos em sua recepção crítica. Para tanto, aplica-se uma metodologia baseada em elementos da teoria da montagem cinematográfica, possibilitando maior entendimento da construção de um fotolivro. Após essa análise, foi constatado que os aspectos estruturais e narrativos são presentes na análise crítica desse fotolivro, apresentando-se como importantes aspectos tanto para a criação quanto para o entendimento desse tipo de obra artística.
Referências
BADGER, G. Por que fotolivros são importantes. Revista Zum, pp. 1-11, 2015.
BONDUKI, I. O conceito de sequência de Nathan Lyons. São Paulo, Universidade de São Paulo, 2015.
CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, vol. 11, n. 5, pp. 173-191, 1991.
CLAY, A. L. Some Los Angeles Photobooks: Ed Ruscha and The City. Chapel Hill: University of North Carolina, 2014.
COLI, J. A fotografia, o tempo, a morte. Studium, n. 37, pp. 94-103, 2015.
EISENSTEIN, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
FERNÁNDEZ, H. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
FILHO, J. M. K. de A. Miguel Rio Branco: imaterialidades do objeto, materialidades da imagem. São Paulo, Universidade de São Paulo, 2015.
GRABOWIECKI, M. Thomas Mailaender: Illustrated People. Innocent Curiosity, p. 1, 2015.
HATCH, K. Something Else: Ed Ruscha’ s Photographic Books. October, vol. 111, pp. 107-126, 2005.
KESSELS, E. Illustrated People by Thomas Mailaender, Recommended by Erik Kessels. Photobook Store Magazine, pp. 4-7, 2015.
KULESHOV, L. Kuleshov on Film: Writings by Lev Kuleshov. Berkeley: University of California Press, 1974.
MORAES, F. G. A fotografia no livro de artista em três ações: produzir, editar e circular. Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 2015.
PARR, M. & BADGER, G. The Photobook: A History, volume I. London: Phaidon, 2004.
______. & ______. The Photobook: A History, volume II. London: Phaidon, 2006.
______. & ______. The Photobook: A History, volume III. London: Phaidon, 2014.
ROTH, A. The Open Book: a History of the Photographic Book from 1878 to the Present. New York: Hasselbald Center, 2004.
SEKULA, A. The Body and the Archive. October, vol. 39, pp. 4-64, 1986.
SHAW, T. Strategic Linkage: Binding and Sequence in Photobooks. Photobook Review, n. 002, pp. 2-3, 2012.
SILVEIRA, P. As existências da narrativa no livro de artista. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.
______. A faceta travestida do livro fotográfico. 24º Encontro da ANPAP Compartilhamentos na Arte: Redes e Conexões. Anais... Santa Maria, RS, 2015.
SMYTH, D. Thomas Mailaender’s Weird and Wonderful World. British Journal of Photography, 2015.
SONTAG, S. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
BONDUKI, I. O conceito de sequência de Nathan Lyons. São Paulo, Universidade de São Paulo, 2015.
CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, vol. 11, n. 5, pp. 173-191, 1991.
CLAY, A. L. Some Los Angeles Photobooks: Ed Ruscha and The City. Chapel Hill: University of North Carolina, 2014.
COLI, J. A fotografia, o tempo, a morte. Studium, n. 37, pp. 94-103, 2015.
EISENSTEIN, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
FERNÁNDEZ, H. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
FILHO, J. M. K. de A. Miguel Rio Branco: imaterialidades do objeto, materialidades da imagem. São Paulo, Universidade de São Paulo, 2015.
GRABOWIECKI, M. Thomas Mailaender: Illustrated People. Innocent Curiosity, p. 1, 2015.
HATCH, K. Something Else: Ed Ruscha’ s Photographic Books. October, vol. 111, pp. 107-126, 2005.
KESSELS, E. Illustrated People by Thomas Mailaender, Recommended by Erik Kessels. Photobook Store Magazine, pp. 4-7, 2015.
KULESHOV, L. Kuleshov on Film: Writings by Lev Kuleshov. Berkeley: University of California Press, 1974.
MORAES, F. G. A fotografia no livro de artista em três ações: produzir, editar e circular. Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 2015.
PARR, M. & BADGER, G. The Photobook: A History, volume I. London: Phaidon, 2004.
______. & ______. The Photobook: A History, volume II. London: Phaidon, 2006.
______. & ______. The Photobook: A History, volume III. London: Phaidon, 2014.
ROTH, A. The Open Book: a History of the Photographic Book from 1878 to the Present. New York: Hasselbald Center, 2004.
SEKULA, A. The Body and the Archive. October, vol. 39, pp. 4-64, 1986.
SHAW, T. Strategic Linkage: Binding and Sequence in Photobooks. Photobook Review, n. 002, pp. 2-3, 2012.
SILVEIRA, P. As existências da narrativa no livro de artista. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.
______. A faceta travestida do livro fotográfico. 24º Encontro da ANPAP Compartilhamentos na Arte: Redes e Conexões. Anais... Santa Maria, RS, 2015.
SMYTH, D. Thomas Mailaender’s Weird and Wonderful World. British Journal of Photography, 2015.
SONTAG, S. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Studium
Downloads
Não há dados estatísticos.