Banner Portal
Valerio
PDF

Palavras-chave

Arquivos fotográficos
Cinema.

Como Citar

ELIAS, Erico. Valerio : pequena história de um fotofilme. Studium, Campinas, SP, n. 39, p. 5–17, 2019. DOI: 10.20396/studium.v0i39.12579. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12579. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O artigo aborda o processo criativo que resultou no filme VALERIO (2018), realizado a partir do arquivo de imagens e partituras deixado por Valério Vieira (1862-1941). O filme faz parte de pesquisa de doutorado em Artes Visuais, que trata da transposição de arquivos fotográficos à tela do cinema, por meio da categoria dos “fotofilmes de apropriação”.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i39.12579
PDF

Referências

AMARAL, Aracy. Artes Plásticas na Semana de 22. São Paulo: Editora 34, 1998.

ANDRADE, Joaquim M. F. Preciosidades do acervo: Os trinta Valérios. In: Anais da Bablioteca Nacional V.114. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1996.

ARAGÃO, Paulo. As Cores Novas do Arranjador. In LEME, Bia Paes (org.). Pixinguinha na Pauta. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2010.

ARAÚJO, Íris Morais. Militão Augusto de Azevedo: fotografia, história e antropologia. São Paulo: Alameda, 2010.

BALADY, Sonia U. Valério Vieira: um dos pioneiros da experimentação fotográfica no Brasil. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012.

BARBUY, Heloísa. A Cidade-Exposição: comércio e cosmopolitismo em São Paulo, 1860-1914. São Paulo: Edusp, 2006.

BARBUY, H., FERNANDES JR, R., FREHSE, F. Militão Augusto de Azevedo. São Paulo: CosacNaify, 2012.

BARDI, Pietro Maria. O Modernismo no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris do Brasil, 1978.

____. Em Torno da Fotografia no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris do Brasil, 1986.

BELTRAMIM, Fabiana M. S. Entre o Estúdio e a Rua: a trajetória de Vincenzo Pastore, fotógrafo do cotidiano. São Paulo: USP-FFLCH, 2015.

CAMARGO, Mônica, MENDES, Ricardo. Fotografia: cultura e fotografia paulista no século XX. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.

CHIARELLI, Tadeu. A Fotomontagem como “Introdução à Arte Moderna”: visões modernistas sobre a fotografia e o surrealismo. In: ARS, v.1, n.1. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes / USP, 2003.

COVAS, Eduardo Alves. O olhar fotográfico de Francisco Brandão. Campinas: Instituto de Artes, Unicamp, 2009.

DIETRICH, Ana Maria (org.). Gaensly no acervo da Light, 1899-1925. São Paulo: BPR Publishers, 2001.

FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991.

FALLAN, K., LEES-MAFFEI, G (ed.). Designing Worlds: National Design Histories in an Age of Globalization. Nova York: Berghahn Books, 2016.

FERNANDES JR, Rubens. Fotografia no Brasil e Modernidade. In: Schwartz, J. (org.). Brasil, 1920-1950: da antropofagia a Brasília. São Paulo: CosacNaify, 2002.

____. Aurélio Becherini: lições e demolições do olhar. Natal: XXXI Congresso de Ciências da Comunicação, 2008.

FERNANDES JR, R., KOSSOY, B., SEGAWA,H., SIQUEIRA, H. Guilherme Gaensly. São Paulo: CosacNaify, 2011.

FERREZ, G. e NAEF, W. Pioneer Photographers of Brazil: 1840-1920. Nova York: The Center for Inter-American Relations, 1976.

GRANJEIRO, Cândido D. As Artes de um Negócio: a febre photographica : São Paulo, 1862-1886. São Paulo: Fapesp, 2000.

GOULART, Paulo Cezar., MENDES, Ricardo. Noticiario Geral da Photographia Paulistana 1839-1900. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2011.

JANOVITCH, Paula Ester. Preso por Trocadilho: a imprensa de narrativa irreverente paulistana de 1900 a 1911. São Paulo: Alameda, 2006.

KOSSOY, Boris. Origens e Expansão da Fotografia no Brasil: século XIX. Rio de Janeiro: Funarte, 1980.

____. São Paulo, 1900. São Paulo: Livraria Kosmos, 1988.

____. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.

____. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

____. Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro: fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.

LAGO, Pedro Corrêa. Militão Augusto de Azevedo: São Paulo nos anos 1860. Rio de Janeiro: Capivara, 2001.

MACHADO, Arlindo. A Ilusão Especular. São Paulo: Brasiliense, 1984.

____. Pré-Cinemas & Pós-Cinemas. Campinas: Papirus, 1997.

MADIO, Teresa. A fotografia na imprensa diária paulistana nas primeiras décadas do século XX: O Estado de S. Paulo. In História, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 61- 91. São Paulo: Edunesp, 2007.

MENDES, Ricardo. Once Upon a Time: uma história da História da Fotografia brasileira. In Anais do Museu Paulista v.6/7. São Paulo: 2003.

____. “O Valério comprimenta-vos”: persona e invenção na virada do século. São Paulo: 2006. Disponível em www.fotoplus.com.

OLIVEIRA, Diogo da Costa. Onosarquistas e Patafísicos: a boêmia literária no Rio de Janeiro fin de siècle. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.

PAES, Anna. Biografia dos Compositores. In LEME, Bia Paes (org.). Pixinguinha na Pauta. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2010.

____. Almirante e O Pessoal da Velha Guarda: memória, história e identidade. Rio de Janeiro: Unirio, 2012.

PEREIRA, Margareth da Silva. A Exposição de 1908 ou o Brasil Visto por Dentro. Rio de Janeiro: Editora Casa12, 2010.

PETRONE, Pasquale. A cidade de São Paulo no século XX. In Revista de História, São Paulo, 1955, v. 10, números 21-22, p. 136-139.

SÜSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de Letras. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.

TURAZZI, Maria Inez. A Vontade Panorâmica. In: Instituto Moreira Salles.O Brasil de Marc Ferrez. São Paulo: IMS, 2005.

VASQUEZ, Pedro Karp. Uma Pequena História do Retrato. In O Retrato Brasileiro. Rio de Janeiro: Funarte, Fundação Joaquim Nabuco, 1983.

____. Fotógrafos alemães no Brasil do século XIX. São Paulo: Metalivros, 2000.

____. O Brasil na Fotografia Oitocentista. São Paulo: Metalivros, 2003.

VELLOSO, Mônica Pimenta. Modernismo no Rio de Janeiro. Petrópolis: KBR, 2015.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.