Resumo
“Estrada, paisagem e capim: fotografias e relatos no Jalapão. Drops e revisitação” é um artigo síntese do doutorado realizado entre os anos de 2008 e 2011, quando do término e defesa da pesquisa. O trabalho se constituiu por viagens como deslocamento e experiência estética ao Cerrado Jalapoeiro, no interior do estado de Tocantins. A fotografia foi a linguagem visual privilegiada, especificamente a imagem digital, bem como as anotações a partir do método antropológico – observação participante, à luz da etnografia, como expressão e desenvolvimento do percurso poético empreendido.
Nesta pesquisa, Arte e Antropologia estiveram juntas, como um elo complementar no desenvolvimento do trabalho. Diferentes questionamentos surgiram ao longo do fazer artístico: a percepção estética, as histórias narradas, as memórias pessoais e outras sensações descobertas em meio ao Cerrado. Portanto, Arte, Natureza e Cultura tornaram-se pares no processo de registro imagético, enfatizando, assim, o caráter de “work in progress”, a essência de uma pesquisa poética visual.
Referências
BACHELARD, Gastón. A intuição do instante. Tradução de Antonio de Paula Danesi. Campinas: Verus Editora, 1993.
BASBAUM, Ricardo (Org.). Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções estratégias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. O Brasil dos viajantes. São Paulo: Fundação Odebrecht, 2000.
BESSE, Jean-Marc. Ver a terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. Tradução de Vladimir Bartalini. São Paulo: Perspectiva, 2006 (Coleção Estudos; 230)
CARDOSO, Sérgio. O olhar do viajante (do etnólogo). In: NOVAES, Adauto et al. O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Martins, 2007 (Coleção Todas as Artes).
______. Arte contemporânea: uma introdução. Tradução de Rejane Janowitzer. São Paulo: Martins, 2005 (Coleção Todas as Artes).
COELHO, Teixeira. Romantismo: a arte do entusiasmo. São Paulo: Comunique, 2010. (Coleção MASP).
COTTON, Charlotte. The photograph as contemporary art. London: Thames & Hudson, 2004.
DELEUZE, Gilles. O que as crianças dizem. In: ________. Crítica e clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2005.
DYER, Geoff. O instante contínuo: uma história particular da fotografia. Tradução de Donaldson M. Garscgagen. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
KANT, Immanuel. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. Campinas: Papirus, 1993.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. Tradução de Jorge Constante Pereira. Lisboa: Edições 70, 1981.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A dúvida de Cézanne. In: ________. O olho e o espírito. Tradução de Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
OSTROWER, Fayga. A construção do olhar. In: NOVAES, Adauto et al. O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução de Constancia Egrejas. São Paulo: Senac SP, 2009.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982.
SCHMIDT, Isabel Belloni. Etnobotânica e ecologia populacional de Syngonanthus nitens: sempre viva utilizada para artesanato no Jalapão, Tocantins. Dissertação (mestrado) – Universidade de Brasília/UnB, Brasília/DF, 2005.
SUBIRATS, Eduardo. Paisagens da solidão. In: ________. Paisagens da solidão: ensaios sobre filosofia e cultura. Tradução de Denise Guimarães Bottmann. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1986.
Von BEHR, Miguel. Jalapão: Sertão das Águas. São José dos Campos/SP: Somos Editora, 2004.
ABRAMOVIC, Marina. Back to simplicity. São Paulo: Luciana Brito Galeria, 2010/2011 (Catálogo de Exposição).
CLEARWATER, Bonnie. The rothko book. London: Tate Publishing, 2008. (Catálogo de Exposição).
DIAS, Geraldo Souza. Mira Schendel: do espiritual à corporeidade. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
FRANK, Robert. The Americans. New York: Scalo Publishers, 1994.
FUCHS, Bernhard. Strassen und Wege : Fotografien. London: Koenig Books, 2009.
GOLDSWORTHY, Andy. Time. London: Thames & Hudson, 2000.
JOSEPH BEUYS: a revolução somos nós: 2010-2011. Direção e curadoria geral de Solange Oliveira Farkas; curador convidado: Antonio d’Avossa; realização do Serviço Social do Comércio. Administração Regional no Estado de São Paulo e Associação Cultural Videobrasil. São Paulo: Edições Sesc SP, 2010.
MATUCK, Rubens. Cadernos de viagem. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2003.
REISEWITZ, Caio. Parece verdade. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
TWOMBLY, Cy. Photographs 1951-2007. Munich : Shirmer/Mosel, 2008.
O CÉU que nos protege. Direção: Bernardo Bertolucci. Produção: Jeremy Thomas. Roteiro: Bernardo Bertolucci e Mark Peploe. Intérpretes: Debra Winger, John Malkovich, Campbell Scott e outros. Música: Ryuichi Sakamoto e Richard Horowitz. Itália/Inglaterra, 1990. 1 filme (138 min), son., color, 35 mm.
DIÁRIOS de Motocicleta. Direção: Walter Salles. Roteiro: José Rivera. Intérpretes: Gael Garcia Bernal, Rodrigo de la Serna, Mia Maestro e outros. Música: Jorge Drexler. Argentina/Brasil/Chile e outros, 2004. 1 filme (126 min), son., color, 35 mm.
NA NATUREZA Selvagem. Direção e roteiro: Sean Penn. Intérpretes: Emile Hirsch, Márcia Gay Harden, William Hurt, e outros. Música: Michael Brook, Kaki King, Eddie Vedder. Square One C.I. H./Linson Film, EUA, 2007. 1 filme (148 min), son., color, 35 mm.
SÓ DEZ por cento é mentira. Direção e Roteiro: Pedro Cezar. Produção: Artezanato Eletrônico. Intérpretes: Manoel de Barros, Bianca Ramoneda, Joel Pizzini, e outros. Música: Marcos Kuzka. Brasil: Downtown Filmes, 2009. 1 filme (76 min). son., color, 35 mm.
RIVERS and Tides : Working with Time. Direção e Roteiro: Thomas Riedlsheimer. Produção: Annedone Von Donop. Intérprete: Andy Goldsworthy. Música: Fred Frith. Canadá, 2001. 1 DVD (90 min), widescreen, color.
VIAJO porque preciso, volto porque te amo. Direção de Marcelo Gomes e Karim Ainouz. Intérpretes: Irandhir Santos. Roteiro: Marcelo Gomes, Karim Ainouz e Eduardo Bernardes. Brasil: 2009. 1 filme (75 min), son., color.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Studium