Banner Portal
Em foco
PDF

Palavras-chave

Personagens fotógrafos
Leitura reflexiva.

Como Citar

COPPOLA, Gabriela. Em foco : personagens fotógrafos. Studium, Campinas, SP, n. 38, p. 44–58, 2016. DOI: 10.20396/studium.v0i38.12557. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12557. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A leitura reflexiva sobre a presença de personagens fotógrafos foi condutora da pesquisa de doutorado realizada entre os anos de 2010 e 2015 no Instituto de Artes da Unicamp. Ao longo desse período, a personificação deste profissional em narrativas do cinema, da literatura, das histórias em quadrinhos, da poesia e mesmo de telenovelas permitiu ressignificar esta presença, delineando cruzamentos e abrindo perspectivas para a percepção do ser fotógrafo nessas histórias..

 
https://doi.org/10.20396/studium.v0i38.12557
PDF

Referências

ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994. (Questões da Nossa Época, v. 32).

ALONSO, Antonio López. El fotógrafo y la muerte. Madrid: Suma de Letras, 2009.

AQUINO, Lívia. Sobre fotógrafos e caçadores. In: ________. Blog Dobras Visuais, Seção Doutorar. Disponível em: http://www.dobrasvisuais.com.br/?p=5379. Acesso em: 12 dez. 2012.

AUMONT, Jacques. A imagem. 10. ed.. Campinas: Editora Papirus, 2002.

BARROS, Manoel de. Ensaios fotográficos. Rio de Janeiro: Record, 2000.

BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BAZIN, André. Morte todas as tardes: ontologia da imagem fotográfica . In: XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1991.

BEZERRA, Dayse. Lá vem o pato.... canal da imprensa. 59.ed. Revista Eletrônica de Jornalismo do Unasp, 18 maio 2006. Disponível em: http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/59edicao/animais1.htm. Acesso em: 12 dez. 2012.

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2004.

CALVINO, Italo. Os amores difíceis. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

CANDIDO, Antonio. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1998.

CAPRARA, Fulvia. Wenders Il mio film era brutto l’ho rifatto . La Stampa.it. Disponível em: http://www.lastampa.it/_web/cmstp/tmplrubriche/cinematv/grubrica.asp?ID_blog=33&ID_articolo=1012&ID_sezione=260&sezione=. Acesso em: 4 jul. 2012.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1993.

ENTLER, Ronaldo. Fotógrafos, humanos, às vezes, covardes. Blog Icônica (publicação virtual). Disponível em: http://iconica.com.br/blog/?p=4642. Postado em: 17 dez. 2012. Acesso em: 8 jan. 2013.

_______. Fotógrafos não são normais. Blog Icônica (publicação virtual). Disponível em: http://www.iconica.com.br/?p=22. Postado em: 28 set. 2009. Acesso em: 20 jun. 2010.

______. Um lugar chamado fotografia, uma postura chamada contemporânea. Texto publicado no catálogo da exposição A invenção de um mundo. Coleção da Maison Européenne de La Photographie/Paris, realizada em 2009 no Itaú Cultural. Disponível em: http://www.entler.com.br/textos/postura_contemporanea.html. Acesso em: 20 jan. 2014.

FLUSSER, Vilém. O instrumento do fotógrafo ou o fotógrafo do instrumento? Revista IRIS, ago. 1982. Disponível em: http://www.flusserbrasil.com/art31.html. Acesso em: set. 2015.

______. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.

FREUND, Gisele. A fotografia como documento social. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1974.

GUIBERT, Emmanuel; LEFÉVRE, Didier; LEMERCIER, Frédéric. O fotógrafo: uma história no Afeganistão, São Paulo: Conrad, 2006. v. 1.

______. O fotógrafo: uma história no Afeganistão, São Paulo: Conrad, 2008. v. 2.

______. O fotógrafo: uma história no Afeganistão,. São Paulo: Conrad, 2010. v. 3

HAMBURGER, Esther. Telenovelas e interpretações do Brasil. Lua Nova, 2011, n. 82, p. 61-86. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ln/n82/a04n82.pdf. Acesso em: 7 abr. 2015.

LIMA, Marcelo. Mr. Nice Guy : análise do personagem Adamastor na novela Pedra sobre pedra. Disponível em: http://www.politicasdocus.com/index.php/downloads/category/1-artigos?download=17:mr-nice-gay-analise-do-personagem-adamastor-na-novela-pedra-sobre-pedra. Acesso em: 7 abr. 2015.

MACHADO, Ana Maria. Bem do seu tamanho. 2. ed. São Paulo: Editora Salamandra, 2003.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2000.

PALERMO Shooting English Presskit. Festival de Cannes sélection officielle competition . Disponível em: http://www.festival-cannes.fr/assets/Image/Direct/025899.pdf. Acesso em: 26 jun. 2012.

PEAVLER, Terry J. Blow-Up: a Reconsideration of Antonioni’s Infidelity to Cortazar. Disponível em: http://www.jstor.org/discover/10.2307/461971?uid=3737664&uid=2129&uid=2&uid=70&uid=4&sid=21101552412867. Acesso em: 11 dez. 2012.

PÉREZ-REVERTE, Arturo. El Pintor de Batallas. Buenos Aires: Aguilar, Altea, Taurus, Alfaguara, 2006.

RAMOS, Fernão. A imagem câmera. Campinas: Editora Papirus, 2012.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TACCA, Fernando Cury de . Entre a arma e a câmera: reflexões sobre uma imagem ato. Revista Studium, v. 28, 2008. Disponível em: http://www.studium.iar.unicamp.br/28/04.html. Acesso em: 22 dez. 2012.

______. O fotográfico no romance espanhol contemporâneo. Discursos Fotográficos, v. 7, n. 11, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/10497. Acesso em: 3 jan. 2013.

______. La muerte fotográfica: ilusión, violencia y aporía autoral. Revista Ojos Crueles, Buenos Aires, 2005. (Temas de Fotografia y Sociedad, v. 2)

______. Notas sobre o fotográfico no cinema. Blog Foto Cine : a fotografia no cinema (publicação virtual). Disponível em: http://mostrafotocine.blogspot.com/2011/06/notas-sobre-o-fotografico-no-cinema.html. Postado em: 28/09/2009. Acesso em: 1de ago. 2010.

________. O prazer da (dupla) cumplicidade voyeur. Revista Studium, v. 1, 2000. Disponível em: http://www.studium.iar.unicamp.br/um/index.htm. Acesso em: 10 dez. 2013.

TEZZA, Cristóvão. O fotógrafo. São Paulo: Rocco, 2004.

WENDERS, Wim. (website oficial): http://www.wim-wenders.com/index.htm. Acesso em: 26 jun. 2012.

ZOE Magazine. Intervista all’attore Campino : Palermo Shooting. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1CSe3NqhFDg. Acesso em: 26 jun. 2012.

Referências fílmicas e televisivas diretas

BANCANDO o fotógrafo (Donald’s Camera), Walt Disney, 1941.

PALERMO Shooting. Direção: Wim Wenders. Itália, 2008. 1 filme (120 min)

PEDRA sobre pedra. Autores: Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn; Direção : Paulo Ubiratan, Luiz Fernando Carvalho e Gonzaga Blota. [Rio de Janeiro]: Rede Globo de Televisão, 1992 Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/pedra-sobre-pedra/ficha-tecnica.htm. Acesso em: 07 abr. 2015).
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.