Banner Portal
A fotografia ícone
PDF

Palavras-chave

Fotografia humanista
Iconicidade.

Como Citar

ZERWES, Erika. A fotografia ícone : imagens de guerra icônicas e a cultura visual contemporânea. Studium, Campinas, SP, n. 38, p. 5–24, 2016. DOI: 10.20396/studium.v0i38.12555. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12555. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo se deriva do segundo capítulo da tese de doutorado Tempo de guerra: cultura visual e cultura política nas fotografias de guerra dos fundadores da agência Magnum (1936-1947), defendida em 2013 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. A argumentação desenvolvida no capítulo e resumida no presente artigo é central para a tese, pois ela se concentra no estudo de caso de duas imagens até hoje consideradas como ícones, a fotografia de Robert Capa que ficou conhecida pelo nome de “o miliciano caindo”, e a de David Seymour “Chim”, que ficou conhecida pelo nome de “a mãe de Estremadura”. Ambas foram feitas em 1936 na Espanha, e circularam no contexto da guerra civil que estourou naquele ano. Ao discutir os elementos técnicos, estéticos e ideológicos presentes no processo de constituição dessas imagens, discute-se também a própria noção de ícone na fotografia. A argumentação aqui apresentada de forma condensada foi relevante no contexto da pesquisa pois, inclusive, levantou campos em que ela poderia se expandir, apontando para o caminho que a pesquisadora atualmente segue, a fotografia humanista em suas diversas manifestações e associações políticas.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i38.12555
PDF

Referências

BECK, Tom. David Seymour (Chim). London: Phaidon Press, 2005.

BENJAMIN, Walter. A pequena história da fotografia. In: ______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996. ( Obras escolhidas)

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1990.

FRIZOT, Michel. Faire face, faire signe : la photographie, sa part d’histoire. In: AMELINE, Jean-Paul (Ed.). Face à l’histoire 1933-1996: l’artiste moderne devant l’événement historique. Paris: Flammarion/Centre Georges-Pompidou, 1996.

GOLDBERG, Vicki. The power of photography, how photographs changed our lives. New York: Abbeville Press, 1991.

HAMITON, Peter. Representing the social: France and Frenchness in post-war humanist photography. In:HALL, Stuart (Ed.). Representation: cultural representations and signifying practices. London, Thousand Oaks, New Delhi: Sage Publications, 2007.

HARIMAN, Robert; LUCAITES, John Louis. No caption needed: iconic photographs, public culture, and liberal democracy. Chicago and London: University of Chicago Press, 2007.

KNIGHTLEY, Phillip. The first casualty: from the Crimea to Vietnam: the War correspondent as hero, propagandist, and myth maker. New York: Harvest, 1975.

KRAKAUER, Siegfried. A fotografia . In: ______. O ornamento da massa. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

MADRID. Barcelona: Comissariat de Propaganda de la Generalitat de Catalunya, 1936.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A fotografia como documento: Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico . Tempo, n. 14, jan.-jun., 2003, p. 131-151.

PRESTON, Paul. We saw Spain die: foreign correspondents in the Spanish Civil War. New York: Skyhorse Publishing, 2009.

SEYMOUR, David. Chim : ICP Library of Photographers. London, New York: Studio Vista/ICP, 1974.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

THÉZY, Marie de. La photographie humaniste, 1930-1960: histoire d’un mouvement en France. Paris: Contrejour, 1992.

WHELAN, Richard. ¡Esto es la guerra!: Robert Capa en acción. Barcelona: Museu Nacional d’Art de Catalunya ; New York : International Center of Photography ; Gottingen: Steidel, 2009.

ZERWES, Erika. Tempo de guerra: cultura visual e cultura política nas fotografias de guerra dos fundadores da agência Magnum (1936-1947). Tese (Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, 2013. 2 v.

______. Iconografias de esquerda: encontro entre cultura visual e cultura política em fotografias da Guerra Civil Espanhola. Visualidades, v. 12, n. 2, jul.-dez., 2014.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.