Banner Portal
A tradução do moderno no acervo do Foto Cine Clube Bandeirante
PDF

Palavras-chave

Fotografia moderna
Circuito artístico e cultural.

Como Citar

VANESSA SOBRINO LENZINI. A tradução do moderno no acervo do Foto Cine Clube Bandeirante: “fotografia subjetiva” e museu. Studium, Campinas, SP, n. 37, p. 78–96, 2015. DOI: 10.20396/studium.v0i37.12553. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12553. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo apresenta as noções que embasaram a prática da fotografia moderna, no Foto Cine Clube Bandeirante, por meio da análise dos artigos publicados em seu Boletim, entre 1948 e 1951. Se a relação com os museus possibilitou uma troca de valores entre as instituições, a ideia de uma “fotografia subjetiva” criava uma base teórica para esta prática que se queria atualizada. Assim, o estudo procura identificar as intenções subjacentes a uma produção que, ao se colocar como parte do moderno, traduzia e adaptava ideias oriundas de associações fotográficas internacionais, buscando conquistar espaço e projeção no circuito artístico e cultural da cidade de São Paulo à época.

 
https://doi.org/10.20396/studium.v0i37.12553
PDF

Referências

A NOTA do Mês. FCCB-Boletim, ano IV, n. 37, maio 1949.

A NOTA do Mês. FCCB-Boletim, ano V, n. 54, jul. 1950.

BARROS, Valêncio. Considerações sobre a paisagem. FCCB-Boletim, ano IV, n. 41 e 42, 1949.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ________. Magia e técnica, arte política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BISHOP, M. S. Arte com a câmera. FCCB-Boletim, ano II, n. 23, mar. 1948.

COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos do modernismo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

COSTA, Helouise. Entrando por uma porta lateral… In: Foto grafia: a experiência alemã dos anos 50. São Paulo: AS Studiu, 1995.

________. Escola Paulista de Fotografia – uma vanguarda possível? Seminário Vanguarda e Modernidade nas Artes Brasileiras. Realizado no IA-Unicamp, 2 e 3 de julho de 2005.

________; RODRIGUES, Renato. A fotografia moderna no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/IPHAN/Funarte, 1995.

CSORGEO, Tibor. A missão e o campo de ação da fotografia moderna. FCCB-Boletim, n. 31, 1948.

DOBRANSZKY, Diana. A fotografia e o Museum of Modern Art (Nova York) / origens II/II. Revista Eletrônica Studium. Campinas: IA-Unicamp. Disponível em: http://www.studium.iar.unicamp.br/24/05.html. Acesso em: 28 jun. 2015.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1994.

FABRIS, Annateresa (Org.). Modernismo e modernidade no Brasil. São Paulo: Mercado de Letras, 1994.

________. “Figuras do moderno (possível)”. Catálogo da Exposição Brasil, 1920-1950. Da antropofagia à Brasília. São Paulo: MAB-Faap, Cosac Naify, 2003.

FOTOGrafia: a experiência alemã dos anos 50. São Paulo: AS Studio, 1995.

HARDMAN, Francisco Foot. Antigos modernistas. In: NOVAES, A. (Org.). Tempo e história. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1987.

HARVEY, David. A condição pós-moderna: pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

HERKENHOFF, Paulo. Fotografia: o automático e o longo processo de modernidade. In: TOLIPAN, Sérgio. Sete ensaios sobre o modernismo. Rio de Janeiro: Funarte, 1983.

KARL, Frederick Robert. Moderno e modernismo: a soberania do artista 1885-1925. Tradução de Henrique Mesquita. Rio de Janeiro: Imago, 1988.

KOENIG, Thilo. La Photographie subjective. In: LEMAGNY, Jean-Claude; SAYAG, Alain. L’Invention d’un art. Paris: Centre Georges Pompidou, 1989.

KRAUSS, R. Os espaços discursivos da fotografia. In: O fotográfico. Tradução de Anne Marie Davée. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.

LATORRE, Jorge. Pictorialism in Spanish Photography: “forgotten” pioneers. History of Photography, v. 29, n. 1, Spring, 2005.

LENZINI, Vanessa Sobrino. Noções de “moderno” no Foto Cine Clube Bandeirante: fotografia em São Paulo (1948-1951). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, 2008.

LIEVRE, H. Em busca de uma estética em fotografia. FCCB-Boletim, ano IV, n. 46, 1950.

LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus acolhem moderno. São Paulo: Edusp, 1999.

MASCLET, Daniel. Valor e ritmo. FCCB-Boletim, ano II, n. 24, abr. 1948.

MELLO, Maria Teresa Bandeira de. Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1998 (Coleção Luz e Reflexão; 7)

PAIM, Gilberto. A beleza sob suspeita: o ornamento em Ruskin, Lloyd Whight, Loos, Le Corbusier e outros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

PHILLIPS, Chistopher. Photography. In: The modern era: european documents and critical writings, 1913-1940. New York: The Metropolitan Museum of Art/Aperture, 1989.

POIVERT, Michel. A fotografia francesa de 1900: o fracasso do pictorialismo. Tradução de Charles Monteiro. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 16, p. 9-18, jan./jun. 2008.

RICE, Shelley. Beyond reality: the subjective vision. In: FRIZOT, Michel. A new history of photography. Koln: Könemann, 1998.

SALVATORE, Eduardo. Considerações sobre o momento fotográfico. FCCB-Boletim, ano VI, n. 67, nov. 1951.

________. Fotografia também é arte? FCCB-Boletim, ano I, n. 1, mar. 1946.

SCAVONE, Rubens Teixeira. Diagnóstico do subjetivo. FCCB-Boletim, ano IX, n. 97, ago./out. 1955.

________. A exposição fotográfica francesa. FCCB-Boletim, ano VIII, n. 91, 1954.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.