Banner Portal
Coleção Pirelli/Masp de fotografia
PDF

Palavras-chave

Museu de arte
Fotografia brasileira.

Como Citar

LEMOS, Eric Danzi. Coleção Pirelli/Masp de fotografia : uma prática museológica modernista em um museu de arte no Brasil. Studium, Campinas, SP, n. 37, p. 69–77, 2015. DOI: 10.20396/studium.v0i37.12552. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12552. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A Coleção Pirelli/Masp de Fotografia teve início em 1990 com a proposta de formar um conjunto representativo da fotografia contemporânea brasileira. A mostra da primeira edição aconteceu entre 13 de junho e 7 de julho de 1991 no espaço expositivo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Ao longo das dezenove edições realizadas até a redefinição em 2013 com a implementação da FotoBienal Masp, foram reunidas 1.147 imagens de 297 autores. A coleção, que pode ser considerada a experiência mais longeva de salvaguarda sistemática de fotografias em museus de arte no Brasil, traz consigo um modelo de interpretação que juntamente com outras iniciativas contribuiu para a consolidação da fotografia entre as artes visuais nos museus de arte no Brasil.

 
https://doi.org/10.20396/studium.v0i37.12552
PDF

Referências

CHIARELLI, Tadeu. A fotografia brasileira no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. In: ________. Fotografias no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: MAM, 2002, p. 8-17.

COSTA, Helouise. Aprenda a ver as coisas: fotojornalismo e modernidade na revista O Cruzeiro. Dissertação (Mestrado em Artes) — Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

________. Da fotografia como arte à arte como fotografia: reflexões sobre curadoria e museu. Tese (Livre-Docência em Teoria e Crítica de Arte) — Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

________. Um olho que pensa: estética moderna e fotojornalismo. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

COSTA, Helouise; BURGI, Sergio (Orgs.). As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro (1940-1960). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012.

FERNANDES JUNIOR, Rubens. Fotografia brasileira contemporânea: influências e repercussões. In: Museu de Arte de São Paulo Coleção Pirelli. São Paulo: Masp, 1992.

KELSEY, Robin. Les espaces historiographiques de Timothy O’Sullivan. Études Photographiques, n. 14, p. 4-33, jan. 2004.

KOSSOY, Boris. Memória da fotografia: o nascimento de uma coleção. In: Museu de Arte de São Paulo Coleção Pirelli. São Paulo: Masp, 1991.

MENDES, Ricardo. Reflexos do Brasil: uma leitura inicial sobre a Coleção Pirelli/Masp de Fotografia. In: Jornada de Estudos: Representações do Brasil: da viagem moderna às coleções fotográficas. São Paulo: Museu Paulista da USP, 2004.

PERSICHETTI, Simonetta (Org.). Encontros com a fotografia: entrevistas. Fortaleza: Tempo d’Imagem, 2009.

________. Fotografia documental: retrato de uma sociedade. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Artes) — Faculdade de Comunicação e Artes, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 1995.

SOARES, Carolina Coelho. Coleção Pirelli-Masp de fotografia: fragmentos de uma memória. Dissertação (Mestrado em Artes) — Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

VASQUEZ, Pedro Karp. Mudança de foco: A criação do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Relato de experiência e algumas considerações correlatas). Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 32, p. 35-50, 2000.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.