Banner Portal
Quando os limites são postos em xeque
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Arte contemporânea.

Como Citar

TACCA, Paula Cabral. Quando os limites são postos em xeque : a fotografia inserida no discurso da arte contemporânea no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Studium, Campinas, SP, n. 37, p. 55–68, 2015. DOI: 10.20396/studium.v0i37.12551. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12551. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivos apresentar um breve histórico da constituição da coleção de fotografias do MAM São Paulo, assim como duas exposições realizadas com obras do acervo, e debater a importância da superação da visão tradicionalista e paradigmática que perpassa a questão do fotográfico e seus limites na interação com a arte. Defende-se aqui, a partir de propostas de aquisições e de exposições advindas do museu e, em especial, a partir da convergência com o pensamento de dois teóricos franceses contemporâneos, Philippe Dubois e François Soulages, a hipótese de que a fotografia inserida no discurso e no contexto da arte contemporânea não precisa e não deve ser classificada, tendo em vista que as imbricações entre as artes constituem situação natural de um momento artístico em que é mais importante perceber caminhos, fluxos, fragmentos e atos constitutivos de obras e de artistas do que definir limites e enquadramentos para as produções contemporâneas que a todo tempo gritam por rupturas, esgarçamento de fronteiras, hibridismos e experimentações.

 
https://doi.org/10.20396/studium.v0i37.12551
PDF

Referências

AMARAL, Aracy Abreu (Org.). Perfil de um acervo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. São Paulo: Techint, 1988.

BAKER, George. Photography’s expanded field. In: Beckmam, Karen; MA, Jean. Still Moving: between cinema and photography. Durham: Duke University Press, 2008.

BAQUE, Dominique. La photographie plasticienne: un art paradoxal. Paris: Regard, 1998.

________. Photographie plasticienne, l’extreme contemporain. Paris: Editions du Regard, 2004.

CHEROUX, Clément; ZIEBONSKA-LEWANDOWSKA, Karolina. Qu’est ce que la photographie? Paris: Editions du Centre Pompidou, 2015.

CHEVRIER, Jean-François; RIBALTA, Jorge. La fotografia entre las bellas artes y los medios de comunicación. Barcelona: Gustavo Gili, 2007.

CHIARELLI, Tadeu. Arte contemporânea como fotografia contemporânea: a experiência de contaminação no Museu de Arte Moderna de São Paulo. In: Couto, Maria de Fátima Morethy; FUREGATTI, Sylvia Helena. Espaços da arte contemporânea. São Paulo: Alameda, 2013.

________. Arte internacional brasileira. 2. ed. São Paulo: Lemos, 2002.

________; MENDES, Ricardo. Fotografias no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: MAM, 2002.

CINTRÃO, Rejane; SANT’ANNA, Margarida (Orgs.). Coleção Nestlé Brasil de arte contemporânea no Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: MAM, 2002.

COSTA, Heloise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v. 16, n. 2, p. 131-173, jul./dez. 2008.

COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DIEZ, Marion. La subversion des images. Paris: Centre Pompidou, 2010.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.

________. A fotografia panorâmica ou quando a imagem fixa faz sua encenação. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Senac São Paulo, 2005.

________. Movimentos improváveis: o efeito cinema na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2003.

ECO, Umberto. A obra aberta nas artes visuais. In: Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

ELKINS, James. Photography theory. New York: Routledge, 2007.

ENTLER, Ronaldo. Um lugar chamado fotografia, uma postura chamada contemporânea. Texto publicado no catálogo da exposição A invenção de um mundo. Coleção da Maison Européenne de La Photographie/Paris, realizada em 2009 no Itaú Cultural, sob curadoria de Eder Chiodetto e Jean-Luc Monterosso. 2009. Disponível em: http://www.entler.com.br/textos/postura_contemporanea.html. Acesso em: 20 ago. 2012.

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

________. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. v. I.

________. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. v. II.

FERNANDES JUNIOR, Rubens. Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica. FACOM, n. 16, 2º semestre de 2006. Disponível em: http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_16/rubens.pdf. Acesso em: 20 ago. 2012.

FRIED, Michael. Why photography matters as art as never before? New Haven, Conn.; London: Yale University Press, 2008.

GREEN, David. Where is the photography? New York: Photoworks, 2003.

INTERNATIONAL CENTER OF PHOTOGAPHY. A different kind of order. New York: ICP and Delmonico-Prestel, 2013.

KRAUSS, Rosalind E. A escultura expandida. In: ________. Caminhos da escultura moderna. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

________. O fotográfico. Barcelona: G. Gili, 2002.

MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Dez anos do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM. Eder Chiodetto (Curad.). Milú Villela (Apres.). São Paulo: Museu de Arte Moderna. 2010.

POIVERT, Michel. La Photographie contemporaine. Paris: Flammarion, 2002, c2010.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac São Paulo, 2010.

SQUIERS, Carol (Ed.) The critical image: essays on contemporary photography. London: Lawrence & Wishart, 1991.

SQUIERS, Carol. What is a photograph? New York: International Center of Photography and Delmonico-Prestel, 2014.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.