Resumo
Na Alemanha pós-Primeira Guerra Mundial, ao lado da grande circulação de imagens, intelectuais e artistas reuniram coleções e publicaram álbuns tematizando a guerra durante a década de 1920. Algumas destas coleções apresentam uso bastante sofisticado das potencialidades da fotografia e sinalizam para os rumos que a cultura visual tomaria em direção à imagem técnica, em especial a fotográfica, durante o período entre guerras.
Referências
MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a Imagem em Movimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013, p. 240.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A Imagem Sobrevivente. História da Arte e Tempo dos Fantasmas Segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013, p. 386.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Échantillonner le chaos. Aby Warburg et l'atlas photographique de la Grande Guerre. Études photographiques, 27 mai 2011, http://etudesphotographiques.revues.org/index3173.html. Último acesso em 7 de maio de 2012, par. 29-33.DIDI-HUBERMAN, Georges. Échantillonner le chaos. par 39.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ou Le Gai Savoir Inquiet. Paris : Minuit, 2011, pp. 233 a 235.
APEL, Dora. Cultural Battlegrounds: Weimar Photographic Narratives of War. New German Critique, nº 76 (winter, 1999), p. 53.
SÁNCHEZ DURÁ, Nicolás. Ernst Jünger. Guerra, Técnica y Fotografía. València: Universitat de València, 2002, p. 22.
SÁNCHEZ DURÁ, Nicolás. op. cit., p. 20.
Para todo o parágrafo, SÁNCHEZ DURÁ, Nicolás. op. cit., pp. 20, 40-41.
APEL, Dora. op. cit., p. 76.SÁNCHEZ DURÁ, Nicolás. op. cit., p. 178.
JÜNGER, Ernst. War and Photography. New German Critique, n˚ 59, (spring-summer 1993), p. 25.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Images Malgré Tout. Paris: Minuit, 2003, p. 126.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A Imagem Sobrevivente. História da Arte e Tempo dos Fantasmas Segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013, p. 386.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Échantillonner le chaos. Aby Warburg et l'atlas photographique de la Grande Guerre. Études photographiques, 27 mai 2011, http://etudesphotographiques.revues.org/index3173.html. Último acesso em 7 de maio de 2012, par. 29-33.DIDI-HUBERMAN, Georges. Échantillonner le chaos. par 39.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ou Le Gai Savoir Inquiet. Paris : Minuit, 2011, pp. 233 a 235.
APEL, Dora. Cultural Battlegrounds: Weimar Photographic Narratives of War. New German Critique, nº 76 (winter, 1999), p. 53.
SÁNCHEZ DURÁ, Nicolás. Ernst Jünger. Guerra, Técnica y Fotografía. València: Universitat de València, 2002, p. 22.
SÁNCHEZ DURÁ, Nicolás. op. cit., p. 20.
Para todo o parágrafo, SÁNCHEZ DURÁ, Nicolás. op. cit., pp. 20, 40-41.
APEL, Dora. op. cit., p. 76.SÁNCHEZ DURÁ, Nicolás. op. cit., p. 178.
JÜNGER, Ernst. War and Photography. New German Critique, n˚ 59, (spring-summer 1993), p. 25.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Images Malgré Tout. Paris: Minuit, 2003, p. 126.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2013 Studium
Downloads
Não há dados estatísticos.