Banner Portal
Do arquivo profissional para o museu de arte
PDF

Palavras-chave

Fotografia contemporânea nacional
Ponto de vista histórico.

Como Citar

LEMOS, Eric Danzi. Do arquivo profissional para o museu de arte: A ressignificação das imagens de Theodor Preising na Coleção Pirelli/MASP de Fotografia. Studium, Campinas, SP, n. 35, p. 7–19, 2013. DOI: 10.20396/studium.v0i35.12484. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12484. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Analisaremos a integração de imagens produzidas pelo fotógrafo Theodor Preising à 13ª edição da Coleção Pirelli/MASP de Fotografia em 2004. Interessa-nos compreender como as imagens de Theodor Preising foram institucionalizadas e ressignificadas ao serem submetidas ao discurso estético do museu de arte.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i35.12484
PDF

Referências

BONI, Zé de. Os guardiões das mensagens. In: MUSEU de Arte de São Paulo Coleção Pirelli. São Paulo : MASP, 1998. p. 6.

COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do Museu Paulista. São Paulo, Nova Série, n. 2, v. 16, jul./dez., 2008, p. 131-173.

________. Práticas museológicas em museus de arte. In: AJZENBERG, Elza (Org.). Arteconhecimento. São Paulo : Museu de Arte Contemporânea da USP, 2004. p. 73-77.

GERODETTI, João Emilio; CORNEJO, Carlos. Lembranças de São Paulo: a capital paulista nos cartões-postais e álbuns de lembranças. São Paulo : Studio Flash Produções Gráficas, 1999.

GRATIVOL, Kariny. Viajante incansável: trajetória e obra fotográfica de Theodor Preising. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

KOSSOY, Boris. A aventura de uma edição: a Coleção Pirelli-MASP de Fotografias em 2004. In: MUSEU de Arte de São Paulo Coleção Pirelli. São Paulo : MASP, 2004. p. 6-8.

________. Luzes e sombras da metrópole: um século de fotografia em São Paulo (1850-1950). In: PORTA, Paula (org.). História da cidade de São Paulo: a cidade no Império. São Paulo : Paz e Terra, 2004. v.2, p. 387-455.

________. Memória da fotografia: o nascimento de uma coleção. In : MUSEU de Arte de São Paulo Coleção Pirelli. São Paulo : MASP, 1991. p. 6.

KRAUSS, Rosalind. Os espaços discursivos da fotografia. In: ________. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002. p. 40-59.

LIMA, Solange Ferraz de. A pesquisa com fotografia no Museu Paulista: construção de banco de imagens e coleções de retratos. In: Seminário Memória e Patrimônio em Dois Cliques: a pesquisa com imagens em contextos museológicos, II Clique: a pesquisa com imagens fotográficas. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2008.

MENDES, Ricardo. Reflexos do Brasil: uma leitura inicial sobre a Coleção Pirelli/MASP de Fotografia. In: ________. Jornada de Estudos : representações do Brasil: da viagem moderna às coleções fotográficas. São Paulo : Museu Paulista da USP, 2004. Disponível em: <http://www.fotoplus.com/download/reflexos.doc>. Acesso em: 15 ago. 2013.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro : CPDOC/FGV, v.11, n. 21, 1998, p. 89-103.

SOARES, Carolina Coelho. Coleção Pirelli-Masp de fotografia: fragmentos de uma memória. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

ECOLEÇÃO. Coleção Pirelli/MASP de Fotografia [online]. Disponível em: <http://www.colecaopirellimasp.art.br>. Acesso em: 15/08/2013.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.