Resumo
Analisaremos a integração de imagens produzidas pelo fotógrafo Theodor Preising à 13ª edição da Coleção Pirelli/MASP de Fotografia em 2004. Interessa-nos compreender como as imagens de Theodor Preising foram institucionalizadas e ressignificadas ao serem submetidas ao discurso estético do museu de arte.
Referências
BONI, Zé de. Os guardiões das mensagens. In: MUSEU de Arte de São Paulo Coleção Pirelli. São Paulo : MASP, 1998. p. 6.
COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do Museu Paulista. São Paulo, Nova Série, n. 2, v. 16, jul./dez., 2008, p. 131-173.
________. Práticas museológicas em museus de arte. In: AJZENBERG, Elza (Org.). Arteconhecimento. São Paulo : Museu de Arte Contemporânea da USP, 2004. p. 73-77.
GERODETTI, João Emilio; CORNEJO, Carlos. Lembranças de São Paulo: a capital paulista nos cartões-postais e álbuns de lembranças. São Paulo : Studio Flash Produções Gráficas, 1999.
GRATIVOL, Kariny. Viajante incansável: trajetória e obra fotográfica de Theodor Preising. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
KOSSOY, Boris. A aventura de uma edição: a Coleção Pirelli-MASP de Fotografias em 2004. In: MUSEU de Arte de São Paulo Coleção Pirelli. São Paulo : MASP, 2004. p. 6-8.
________. Luzes e sombras da metrópole: um século de fotografia em São Paulo (1850-1950). In: PORTA, Paula (org.). História da cidade de São Paulo: a cidade no Império. São Paulo : Paz e Terra, 2004. v.2, p. 387-455.
________. Memória da fotografia: o nascimento de uma coleção. In : MUSEU de Arte de São Paulo Coleção Pirelli. São Paulo : MASP, 1991. p. 6.
KRAUSS, Rosalind. Os espaços discursivos da fotografia. In: ________. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002. p. 40-59.
LIMA, Solange Ferraz de. A pesquisa com fotografia no Museu Paulista: construção de banco de imagens e coleções de retratos. In: Seminário Memória e Patrimônio em Dois Cliques: a pesquisa com imagens em contextos museológicos, II Clique: a pesquisa com imagens fotográficas. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2008.
MENDES, Ricardo. Reflexos do Brasil: uma leitura inicial sobre a Coleção Pirelli/MASP de Fotografia. In: ________. Jornada de Estudos : representações do Brasil: da viagem moderna às coleções fotográficas. São Paulo : Museu Paulista da USP, 2004. Disponível em: <http://www.fotoplus.com/download/reflexos.doc>. Acesso em: 15 ago. 2013.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro : CPDOC/FGV, v.11, n. 21, 1998, p. 89-103.
SOARES, Carolina Coelho. Coleção Pirelli-Masp de fotografia: fragmentos de uma memória. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
ECOLEÇÃO. Coleção Pirelli/MASP de Fotografia [online]. Disponível em: <http://www.colecaopirellimasp.art.br>. Acesso em: 15/08/2013.
COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do Museu Paulista. São Paulo, Nova Série, n. 2, v. 16, jul./dez., 2008, p. 131-173.
________. Práticas museológicas em museus de arte. In: AJZENBERG, Elza (Org.). Arteconhecimento. São Paulo : Museu de Arte Contemporânea da USP, 2004. p. 73-77.
GERODETTI, João Emilio; CORNEJO, Carlos. Lembranças de São Paulo: a capital paulista nos cartões-postais e álbuns de lembranças. São Paulo : Studio Flash Produções Gráficas, 1999.
GRATIVOL, Kariny. Viajante incansável: trajetória e obra fotográfica de Theodor Preising. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
KOSSOY, Boris. A aventura de uma edição: a Coleção Pirelli-MASP de Fotografias em 2004. In: MUSEU de Arte de São Paulo Coleção Pirelli. São Paulo : MASP, 2004. p. 6-8.
________. Luzes e sombras da metrópole: um século de fotografia em São Paulo (1850-1950). In: PORTA, Paula (org.). História da cidade de São Paulo: a cidade no Império. São Paulo : Paz e Terra, 2004. v.2, p. 387-455.
________. Memória da fotografia: o nascimento de uma coleção. In : MUSEU de Arte de São Paulo Coleção Pirelli. São Paulo : MASP, 1991. p. 6.
KRAUSS, Rosalind. Os espaços discursivos da fotografia. In: ________. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002. p. 40-59.
LIMA, Solange Ferraz de. A pesquisa com fotografia no Museu Paulista: construção de banco de imagens e coleções de retratos. In: Seminário Memória e Patrimônio em Dois Cliques: a pesquisa com imagens em contextos museológicos, II Clique: a pesquisa com imagens fotográficas. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2008.
MENDES, Ricardo. Reflexos do Brasil: uma leitura inicial sobre a Coleção Pirelli/MASP de Fotografia. In: ________. Jornada de Estudos : representações do Brasil: da viagem moderna às coleções fotográficas. São Paulo : Museu Paulista da USP, 2004. Disponível em: <http://www.fotoplus.com/download/reflexos.doc>. Acesso em: 15 ago. 2013.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro : CPDOC/FGV, v.11, n. 21, 1998, p. 89-103.
SOARES, Carolina Coelho. Coleção Pirelli-Masp de fotografia: fragmentos de uma memória. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
ECOLEÇÃO. Coleção Pirelli/MASP de Fotografia [online]. Disponível em: <http://www.colecaopirellimasp.art.br>. Acesso em: 15/08/2013.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2013 Studium
Downloads
Não há dados estatísticos.