Resumo
Este artigo parte da revelação da identidade da misteriosa e intrigante protagonista de André Breton, Nadja, para seguir indicando intencionalidades do autor, que ao usar a imagem fotográfica dos olhos de Léona Delcourt, e através dela nos conduzir pela Paris dos anos 20, deseja antes de tudo apresentar um modo de acreditar, criar, viver e compreender o mundo: o surrealismo.
Referências
BARTHES, Roland. La Chambre claire: note sur la photographie. Paris: Seuil, 1980.
BOGOUSSLAVSKY, Julien. Nadja et Breton: un amour just avant la folie. Le Bouscat: L'espirit du Temps, 2012.
BRETON, André. Nadja. Paris: Gallimard, 2008
CHENIEUX-GENDRON, Jacqueline. El surrealismo. México, DF: Fondo de Cultura Económica, 1989.
CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. 2. ed. São Paulo, SP: Lemos, 2002.
LEXICON, Herder. Dicionário de símbolos. São Paulo: Cultrix, 1994.
BOGOUSSLAVSKY, Julien. Nadja et Breton: un amour just avant la folie. Le Bouscat: L'espirit du Temps, 2012.
BRETON, André. Nadja. Paris: Gallimard, 2008
CHENIEUX-GENDRON, Jacqueline. El surrealismo. México, DF: Fondo de Cultura Económica, 1989.
CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. 2. ed. São Paulo, SP: Lemos, 2002.
LEXICON, Herder. Dicionário de símbolos. São Paulo: Cultrix, 1994.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2013 Studium
Downloads
Não há dados estatísticos.