Banner Portal
Paranoia
PDF

Palavras-chave

Interrelação
Linguagem poética-fotográfica-cinematográfica.

Como Citar

DOBAL, Susana. Paranoia: um delírio entre a poesia, a fotografia e o cinema. Studium, Campinas, SP, n. 32, p. 70–89, 2011. DOI: 10.20396/studium.v0i32.12467. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12467. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Paranoia, livro de poemas de Roberto Piva com fotos de Wesley Duke Lee, lançado primeiramente em 1963 (e relançado em 2009), sugere uma interrelação entre a fotografia, a poesia e o cinema. Apesar de não haver uma projeção de imagens sequenciadas, o cinema está de alguma forma presente na maneira como imagens e palavras se relacionam ao longo das páginas do livro. A fotografia deixa de estar reduzida a sentidos puramente referenciais em uma obra que convida o leitor a pensar cinematograficamente como a fotografia interaje com a poesia. A linguagem delirante dos poemas do livro Paranoia viabilizou a liberdade de associações não apenas na maneira como elementos urbanos foram incorporados aos poemas, mas também na maneira em que se constituiu uma linguagem poética-fotográfica-cinematográfica.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i32.12467
PDF

Referências

ALVES, Regina Célia dos Santos. Mário de Andrade: da teoria à prática: uma leitura da polifonia poética em poemas de Paulicéia Desvairada. Estudos Linguísticos XXXV, São Paulo, 2006. p. 1631-1640. Disponível em: www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2006/revista20062.htm Acesso em 26.3.2011

BUÑUEL, Luis. Cinema: instrumento de poesia. In: Xavier, Ismail (ed.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

CÂNDIDO, Antônio. O Discurso e a Cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993.

EISENSTEIN, Sergei. Palavra e imagem [1938]. In: ________. O sentido do filme pp. 13-50. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

PIVA, Roberto. Paranoia. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2009.

ROUDINESCO, Elizabeth; PLON, Michel. Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

TREVISAN, João Silvério. A arte de transgredir (uma introdução a Roberto Piva). Disponível em: www.revista.agulha.nom.br/ag38piva.htm Acesso em: 3.10.2010

XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.