Resumo
Em 2007, no Centro de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro foi realizada a primeira grande retrospectiva da obra de José Oiticica Filho (1906-1964) desde 1983. Tratava-se de uma expressiva mostra da obra de um fotógrafo que, até hoje, ainda é pouco conhecido e, menos ainda, pesquisado. Um dos grandes inovadores da fotografia brasileira nos anos 50 e início dos 60 do século XX, JOF se aproximou da fotografia através de sua atividade principal, a de entomólogo pesquisador do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Suas primeiras imagens são registros precisos e científicos de espécies de insetos. Na década de 50, JOF se associou a fotoclubes no Brasil e no exterior. Através desse circuito, sua obra foi mostrada em centenas de exposições nacionais e internacionais. Unindo o rigor científico a esmero técnico, disciplina e método, o fotógrafo buscava superar o fotopictorialismo acadêmico e dotar suas imagens de uma profunda inquietação intelectual e artística. O resultado são imagens marcantes que pontuam não apenas a história da fotografia no Brasil, como também, a partir da sua participação nos movimentos construtivistas, a própria história das vanguardas brasileiras. Serão apresentados aqui alguns aspectos da obra de JOF e como ela foi exibida na exposição. O tema adquire ainda maior relevância após o incêndio ocorrido no acervo de Helio Oiticica onde também estavam abrigadas as impressões originais, negativos, pinturas e escritos de JOF.
Referências
FATORELLI, Antonio. Fotografia e viagem: entre a natureza e o artifício. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FRIZOT, Michel. Nouvelle histoire de la photographie. Paris: Larousse, 2001.
HERKENHOFF, Paulo. José Oiticica Filho: a ruptura da fotografia nos anos 50. Rio de Janeiro: Ed. Funarte, 1983 (texto no catálogo da exposição de mesmo nome).
MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja F. Fotografia no Brasil: um olhar das origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.
OITICICA FILHO, José. Fotografia se faz no laboratório (entrevista a Ferreira Gullar). Jornal do Brasil, 24/8/1958, Suplemento Dominical.
ROSENBLUM, Naomi. A world history of photography. New York: Abbeville Press, 1997.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Ed. SENAC, 2009.
Itaú Cultural / Programa Hélio Oiticica. Disponível em http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/ho/home/index.cfm . Acesso em junho de2011
Foto Cine Clube Bandeirante. Disponível em: http://www.fotoclub.art.br/historia3.html . Acesso em junho de2011

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1970 Studium