Resumo
Este trabalho discute o pensamento da chamada Fotografia Subjetiva (Subjektive Fotografie) e suas relações com o processo de criação fotográfica no mundo moderno a partir da visão do Prof. Dr. Otto Steinert, seu precursor. Steinert é considerado como o “iniciador de um movimento fotográfico” na Alemanha, o qual modificou o pensamento alemão no campo da fotografia como arte e influenciou toda uma geração de fotógrafos após 1950.
Referências
FONTCUBERTA, J. Estética fotográfica. Selección de textos. Barcelona: Ed.Blume, 1984
FLUSSER,V. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Ed. Hucitec, 1985
HERMANN, U. Otto Steinert und sein fotografisches werk. (Livro eletrônico) Kassel: Verlage Kassel University Press GmbH., 2001
HUGUNIN, J. R. 1988. Subjektive Fotografie and the existentialist ethic. http://openpdf.com/ebook/subjective-photography-pdf.html; visitado em 12/12/2009
MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo: Ed. Cosac & Naify, 2004
KEMPE, F. Otto Steinert: der iniciator einer fotografischen bewegung. Catálogo 1976, Museum Folkwang Essen/Germany
ROUILLÉ, A. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Ed. SENAC, 2009
SCHMOOL, J. A. (gen Eisenwerth) Objektive und Subjektive Fotografie. In: Subjective fotografie 1, Bonn / Germany, 1952
STEINERT, O. Otto Steinert / Der Iniciator einer fotografischen Bewegung. Catálogo 1976, Museum Folkwang Essen/Germany
STELZER, O. Kunst und Photographie. Muenchen: Piper Verlag, 1966
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1970 Studium