Resumo
Desenvolvo neste artigo ideias que fundamentam a importância da imagem fotográfica e de suas descendentes (cinema, vídeo, digital) no interior de certa produção contemporânea de arte. Alguns problemas constantes nos textos críticos sobre fotografia aparecem neste artigo, mas o foco do interesse é o modo de produção e de exposição, bem como a experiência da visibilidade artística na contemporaneidade. Trata-se de compreender o papel da imagem fotográfica na constituição do efeito-arquivo presente nas poéticas críticas da arte contemporânea no interior de uma cultura marcada pelo biopoder informacional. Como esclarece Alan Sekula, o artefato central desse sistema não é a câmera, mas o arquivo.
Referências
BUCHLOH, Benjamin. Procedimentos alegóricos: apropriação e montagem na arte contemporânea. In: Arte & Ensaios. Ano 7, n. 7, p. 179-197, 2000.
CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 2004.
FERREIRA & MELLO. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
FOSTER, Hal. Arquivos da arte moderna. In: Arte & ensaio: revista do programa de pós-graduação em artes visuais EBA. ano 16, n. 19, dezembro de 2009.
FOSTER, Hal. El retorno de lo real: la vanguardia a finales de siglo. Madrid: Ediciones Akal, 2001.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
FRASER, Andrea. Da crítica às instituições a uma instituição da crítica. In: Concinnitas: arte, cultura e pensamento. v. 1, n. 13, p. 178-187, 2008.
FREIRE, Cristina. Paulo Brusky: arte, arquivo e utopia. Pernambuco: CEPE, 2007.
GUNNING, Tom. O retrato do corpo humano: a fotografia, os detetives e os primórdios do cinema. In: CHARNEY, Leo., SCHWARTZ, Vanessa, R. (Orgs.) O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
HUCHET, Stéphane. Tal qual, a fotografia. In: SANTOS, Alexandre., SANTOS, Maria Ivone. (Orgs.). A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: UFRGS, 2004.
JAMES, David E. Allegorias of cinema. New Jersey, Princeton University Press, 1989.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
________. Video: the aesthetics of narcissism. In: October. v. 1 (Spring 1976), pp. 50-64.
LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: Enciclopéida Einaudi: Memória – História. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1984. v. 1.
MACHADO, Roberto. Ciência e saber: a tarjetória da arqueologia de Michel Foucault. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1981.
MELENDI, Maria Angélica. Biblioteca ou das possíveis estratégias da memória. In: RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.
ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina museu. In: Concinnitas: revista do Instituto de Arte da UERJ. Ano 9, v. 1, n. 12, julho 2008.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009.
SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária : sobre o dispositivo fotográfico. Campinas: Papirus, 1996.
SCHELLENBERG, T. R. Arquivos Modernos: princípios e técnicas. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
SEKULA, A. The body and the archive. In: Bolton, R. (Ed.). The contest of meaning: critical histories of photography, Cambridge: MIT Press, 1992.
SILVA, Renato Rodrigues da. Os livros de fotografia de Edward Ruscha. In: COSTA, Luiz Cláudio da. Dispositivos de registros na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009.
Catálogos:
ERNST, Max. Max Ernst: une semaine de Bonté. Les collages originaux. Curadoria de Werner Spies. Madrid e Paris: Fundación Mapfre / Museé d’Orsay / Gallimard, 2009.
HENDRICKS, Jon (Editor/Curador). O que é Fluxus? O que não! O porquê. Catálogo. Rio de Janeiro: CCBB, 2002.
RENNÓ, Rosângela. Rosângela Rennó: o arquivo universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 2004.
FERREIRA & MELLO. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
FOSTER, Hal. Arquivos da arte moderna. In: Arte & ensaio: revista do programa de pós-graduação em artes visuais EBA. ano 16, n. 19, dezembro de 2009.
FOSTER, Hal. El retorno de lo real: la vanguardia a finales de siglo. Madrid: Ediciones Akal, 2001.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
FRASER, Andrea. Da crítica às instituições a uma instituição da crítica. In: Concinnitas: arte, cultura e pensamento. v. 1, n. 13, p. 178-187, 2008.
FREIRE, Cristina. Paulo Brusky: arte, arquivo e utopia. Pernambuco: CEPE, 2007.
GUNNING, Tom. O retrato do corpo humano: a fotografia, os detetives e os primórdios do cinema. In: CHARNEY, Leo., SCHWARTZ, Vanessa, R. (Orgs.) O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
HUCHET, Stéphane. Tal qual, a fotografia. In: SANTOS, Alexandre., SANTOS, Maria Ivone. (Orgs.). A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: UFRGS, 2004.
JAMES, David E. Allegorias of cinema. New Jersey, Princeton University Press, 1989.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
________. Video: the aesthetics of narcissism. In: October. v. 1 (Spring 1976), pp. 50-64.
LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: Enciclopéida Einaudi: Memória – História. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1984. v. 1.
MACHADO, Roberto. Ciência e saber: a tarjetória da arqueologia de Michel Foucault. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1981.
MELENDI, Maria Angélica. Biblioteca ou das possíveis estratégias da memória. In: RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.
ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina museu. In: Concinnitas: revista do Instituto de Arte da UERJ. Ano 9, v. 1, n. 12, julho 2008.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009.
SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária : sobre o dispositivo fotográfico. Campinas: Papirus, 1996.
SCHELLENBERG, T. R. Arquivos Modernos: princípios e técnicas. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
SEKULA, A. The body and the archive. In: Bolton, R. (Ed.). The contest of meaning: critical histories of photography, Cambridge: MIT Press, 1992.
SILVA, Renato Rodrigues da. Os livros de fotografia de Edward Ruscha. In: COSTA, Luiz Cláudio da. Dispositivos de registros na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009.
Catálogos:
ERNST, Max. Max Ernst: une semaine de Bonté. Les collages originaux. Curadoria de Werner Spies. Madrid e Paris: Fundación Mapfre / Museé d’Orsay / Gallimard, 2009.
HENDRICKS, Jon (Editor/Curador). O que é Fluxus? O que não! O porquê. Catálogo. Rio de Janeiro: CCBB, 2002.
RENNÓ, Rosângela. Rosângela Rennó: o arquivo universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1970 Studium
Downloads
Não há dados estatísticos.