Resumo
A estadia em Buenos Aires de Pierre Verger deu-se no contexto jornalístico da emergência e consolidação de uma grande indústria editorial, tanto nos aspectos literários como na conformação profissional de escritores e jornalistas. Fatores determinantes da massificação foram tanto o grau de alfabetização obtido por meio do ensino primário obrigatório, livre e gratuito estabelecido pela Lei 1420, a partir do final do século anterior, como a incorporação de novas tecnologias pela indústria editorial. Ao avanço da imprensa comercial, na qual se incluíam revistas como Mundo Argentino, se somavam os projetos da literatura "social" impulsionados pelas esquerdas e que integravam a agitação política com objetivos culturais e pedagógicos, e que assumiriam o caráter de "antifascistas" no quadro da Guerra Civil Espanhola e ascensão do Nazismo, como é o caso do periódico "Argentina Libre" editado pelo Partido Socialista.
Referências
AZNAR SOLER, Manuel. II Congreso Internacional de Escritores Antifascistas (1937). Volumen I y II. Barcelona: Laia, 1978
BARBERO, Jesús M. De los medios a las mediaciones: Comunicación, cultura y hegemonía. México: Gilli, 1993.
CORBIERE, Emilio. La cultura obrera argentina como base de la transformación social (1890-1940). Revista Herramienta, N° 12. Buenos Aires: Herramienta, 2000.
GUTIERREZ, ALICIA. Mika, la memoria y el compromiso. Página 12, Buenos Aires: 08-03-2009.
RIVERA, Jorge B. El escritor y la industria cultural. Buenos Aires: Atuel, 1998
________. El periodismo cultural. Buenos Aires: Paidós, 2ª reimpresión, 2000
SARLO, Beatriz. Una modernidad periférica: Buenos Aires 1920 y 1930. Buenos Aires: Nueva Visión, 3° edición, 1999.
TARCUS, H. y PITTALUGA, R. Catálogo de publicaciones políticas de las izquierdas argentinas 1890-2000. Buenos Aires: Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas en Argentina- CEDINCI. 2000
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1970 Studium