Banner Portal
Da fotografia ao cinema
PDF

Palavras-chave

Linguagens
Fotografia
Cinematografia.

Como Citar

ELIAS, Érico. Da fotografia ao cinema : os fotofilmes de Marcello Tassara. Studium, Campinas, SP, n. 29, p. 71–102, 2009. DOI: 10.20396/studium.v0i29.12378. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12378. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo aborda um tipo de produção que intitulamos de “fotofilmes”. Trata-se de filmes feitos a partir da animação de fotografias, que compartilham aspectos das linguagens fotográfica e cinematográfica. O primeiro item apresenta o que é denominado de “fotofilme”. O segundo item resgata a produção de Marcello Tassara, grande pioneiro na aplicação da técnica no Brasil. São analisados quatros filmes dirigidos e animados por ele. O artigo foi extraído de dissertação de mestrado, na qual são abordados outros autores e obras.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i29.12378
PDF

Referências

BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: foto, cinema, vídeo. Campinas: Papirus, 2001.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Brasiliense, 1984.

PEREA, Joaquín. Audiovisuales basados en la diapositiva: El diaporama y La Multivisión. Revista Universo Fotográfico, ano 3, número 4. Madri: Universidade Complutense de Madrid, 2001. Disponível em: http://www.ucm.es/info/univfoto/num4/pdf/num4.pdf Acesso em nov. 2009.

SOUZA E SILVA, Wagner. As fotografias audiovisuais em Juvenília. Studium v.19, 2004. Disponível em: http://www.studium.iar.unicamp.br/19/03.html Acesso em nov. 2009.

TASSARA, Marcello G. Interpretação cinematográfica de uma fotografia: relato sobre a produção do filme experimental de animação intitulado Abeladormecida entrada numa só-sombra, 1978. Dissertação (Mestrado em artes) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.