Banner Portal
A prova
PDF

Palavras-chave

Filme e imagem
Imagem e palavra.

Como Citar

ENTLER, Ronaldo. A prova : ensaio sobre a incompletude. Studium, Campinas, SP, n. 29, p. 58–70, 2009. DOI: 10.20396/studium.v0i29.12375. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12375. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Todos nós desejamos que a fotografia restitua a visibilidade daquilo que não pode ser testemunhado diretamente pelos olhos. No caso do fotógrafo cego de "A Prova", filme de Jocelyn Moorhouse, essa experiência se complica enormemente: primeiro, a imagem depende da intervenção da palavra de um terceiro para que produza sentido; segundo, aquilo que deve atestar não é de ordem factual, mas afetiva. Partindo de uma situação limite, o filme mostra que qualquer tentativa de estabelecer relações entre a imagem e a verdade tende ao fracasso, uma vez que todo olhar é ofuscado pelos desejos e pelos discursos que atravessam nossa relação com o mundo.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i29.12375
PDF

Referências

BAVCAR, Evgen. Le voyeur absolut. Paris: Seuil, 1992.

CALDAS, Heloisa. Voz e olhar em Ensaio sobre a cegueira. Arquivos brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, UFRJ, v. 60, n. 3, 2008.

SAFOUAN, Moustafá. A castração. In: ________. Estruturalismo e Psicanálise. Cultrix, São Paulo, 1970.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SÓFOCLES. A trilogia tebana: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

A prova. Direção e roteiro: Jocelyn Moorhouse. Austrália, 1991.

Janela da alma. Direção e roteiro: João Jardim e Walter Carvalho. Brasil, 2001.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.