Resumo
Todos nós desejamos que a fotografia restitua a visibilidade daquilo que não pode ser testemunhado diretamente pelos olhos. No caso do fotógrafo cego de "A Prova", filme de Jocelyn Moorhouse, essa experiência se complica enormemente: primeiro, a imagem depende da intervenção da palavra de um terceiro para que produza sentido; segundo, aquilo que deve atestar não é de ordem factual, mas afetiva. Partindo de uma situação limite, o filme mostra que qualquer tentativa de estabelecer relações entre a imagem e a verdade tende ao fracasso, uma vez que todo olhar é ofuscado pelos desejos e pelos discursos que atravessam nossa relação com o mundo.
Referências
BAVCAR, Evgen. Le voyeur absolut. Paris: Seuil, 1992.
CALDAS, Heloisa. Voz e olhar em Ensaio sobre a cegueira. Arquivos brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, UFRJ, v. 60, n. 3, 2008.
SAFOUAN, Moustafá. A castração. In: ________. Estruturalismo e Psicanálise. Cultrix, São Paulo, 1970.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SÓFOCLES. A trilogia tebana: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
A prova. Direção e roteiro: Jocelyn Moorhouse. Austrália, 1991.
Janela da alma. Direção e roteiro: João Jardim e Walter Carvalho. Brasil, 2001.
CALDAS, Heloisa. Voz e olhar em Ensaio sobre a cegueira. Arquivos brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, UFRJ, v. 60, n. 3, 2008.
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SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SÓFOCLES. A trilogia tebana: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
A prova. Direção e roteiro: Jocelyn Moorhouse. Austrália, 1991.
Janela da alma. Direção e roteiro: João Jardim e Walter Carvalho. Brasil, 2001.
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