Resumo
A partir do filme Dirty Pictures que trata da polêmica sobre a proibição das fotos de Robert Mapplethorpe, este ensaio pretende refletir sobre questões da imagem deste importante fotógrafo contemporâneo, atuando nos limites da expressão e da imposição de juízos de valor, da estética e da ética, apresentando uma das dimensões do choque de abjeção da fotografia dos anos 80 e 90.
Referências
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naif, 2006.
DANTO, Arthur C. Playing with the edge: the photographic achievement of Robert Mapplethorpe. Berkeley: Hardcover, University of California, 1996.
FOSTER, Hal. El retorno de lo real: la vanguardia a finales de siglo. Madrid: Akal, 2001.
FUNDAÇÃO MAPPLETHORPE. Disponível em: http://www.mapplethorpe.org/foundation/ Acesso em nov. 2009.
HEARTNEY, Eleanor. Pós-modernismo. São Paulo: Cosac Naif, 2002.
KUSPIT, Donald. Signos de psique en el arte modern y posmoderno. Madrid: Akal, 2003.
MAPPLETHORPE, R. Essay by Arthur Danto. New York: Random House, 1992.
SONTAG, Susan. Questão de ênfase. Sâo Paulo: Cia. das Letras, 2005.
SOUGEZ, Marie-Loup. Historia de la fotografia. Madrid: Cátedra, 2001.
DANTO, Arthur C. Playing with the edge: the photographic achievement of Robert Mapplethorpe. Berkeley: Hardcover, University of California, 1996.
FOSTER, Hal. El retorno de lo real: la vanguardia a finales de siglo. Madrid: Akal, 2001.
FUNDAÇÃO MAPPLETHORPE. Disponível em: http://www.mapplethorpe.org/foundation/ Acesso em nov. 2009.
HEARTNEY, Eleanor. Pós-modernismo. São Paulo: Cosac Naif, 2002.
KUSPIT, Donald. Signos de psique en el arte modern y posmoderno. Madrid: Akal, 2003.
MAPPLETHORPE, R. Essay by Arthur Danto. New York: Random House, 1992.
SONTAG, Susan. Questão de ênfase. Sâo Paulo: Cia. das Letras, 2005.
SOUGEZ, Marie-Loup. Historia de la fotografia. Madrid: Cátedra, 2001.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1970 Studium
Downloads
Não há dados estatísticos.