La jetée e Memento

lembrar para esquecer

Autores

  • Andreas Valentin Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Fotograma-instante, Filmes e lembranças.

Resumo

Serão comentados aqui dois filmes que tratam de lembrança e esquecimento: La Jetée (dir. Chris Marker, 1962) e Memento (em português, “Amnésia”, dir. Christopher Nolan, 2000). A fotografia é, na sua essência, o instante eternizado e que se transforma em passado evocando a memória. Em La Jetée fotografias em preto e branco contam uma história de viagem no tempo e resgate de memórias; em Memento as Polaroids (como as tatuagens) são as marcas do real que conduzem o protagonista (e o espectador) de volta no tempo, em busca da memória de um momento. A partir da temática e da forma narrativa desses filmes, pretende-se refletir sobre as possibilidades da fotografia (fotogramas-instante) e do cinema (fotogramas-tempo) como suportes para memórias e esquecimentos.

Biografia do Autor

Andreas Valentin, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Historia da Arte e Cinema (1974) pela Swarthmore College (S.C.) nos Estados Unidos. Mestrado em Ciências da Arte (2004) pela Universidade Federal Fluminense. Doutorado em História Social (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.     

Referências

BAZIN, André. The ontology of the photographic image. In: ________. What is cinema. Berkeley: University of California Press, 1967.

Barthes, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas; v. 1)

CARREIRA, Eduardo. (Org.) Os escritos de Leonardo da Vinci sobra a arte da pintura. Brasília: Ed. UnB, 2000.

ENTLER, Ronaldo. Memórias fixadas, sentidos itinerantes. In: Chris Marker: bricoleur multimídia. Catálogo de mostra no Centro Cultural Banco do Brasil, 2009.

KOIDE, Emi. Percursos nos interstícios entre a memória e o esquecimento. In: Chris Marker: bricoleur multimídia. Catálogo de mostra no Centro Cultural Banco do Brasil, 2009.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Rio de Janeiro: Editora Arbor, 1981.

SUPPIA, Alfredo L. P. de Oliveira. La Jetée, ‘documentário’ do futuro. Studium, n. 14, Campinas: inverno 2003. Disponível em http://www.studium.iar.unicamp.br/14/2.html Acesso em nov. 2009.

WELLS, Liz (Org.). Photography: a critical introduction. London: Routledge, 2004.

Downloads

Como Citar

Valentin, A. . (2009). La jetée e Memento : lembrar para esquecer. Studium, (29), 35–44. Recuperado de https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12371

Edição

Seção

Artigos