Resumo
Serão comentados aqui dois filmes que tratam de lembrança e esquecimento: La Jetée (dir. Chris Marker, 1962) e Memento (em português, “Amnésia”, dir. Christopher Nolan, 2000). A fotografia é, na sua essência, o instante eternizado e que se transforma em passado evocando a memória. Em La Jetée fotografias em preto e branco contam uma história de viagem no tempo e resgate de memórias; em Memento as Polaroids (como as tatuagens) são as marcas do real que conduzem o protagonista (e o espectador) de volta no tempo, em busca da memória de um momento. A partir da temática e da forma narrativa desses filmes, pretende-se refletir sobre as possibilidades da fotografia (fotogramas-instante) e do cinema (fotogramas-tempo) como suportes para memórias e esquecimentos.
Referências
Barthes, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas; v. 1)
CARREIRA, Eduardo. (Org.) Os escritos de Leonardo da Vinci sobra a arte da pintura. Brasília: Ed. UnB, 2000.
ENTLER, Ronaldo. Memórias fixadas, sentidos itinerantes. In: Chris Marker: bricoleur multimídia. Catálogo de mostra no Centro Cultural Banco do Brasil, 2009.
KOIDE, Emi. Percursos nos interstícios entre a memória e o esquecimento. In: Chris Marker: bricoleur multimídia. Catálogo de mostra no Centro Cultural Banco do Brasil, 2009.
SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Rio de Janeiro: Editora Arbor, 1981.
SUPPIA, Alfredo L. P. de Oliveira. La Jetée, ‘documentário’ do futuro. Studium, n. 14, Campinas: inverno 2003. Disponível em http://www.studium.iar.unicamp.br/14/2.html Acesso em nov. 2009.
WELLS, Liz (Org.). Photography: a critical introduction. London: Routledge, 2004.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1970 Studium