Resumo
Quando cinema, corpo e fotografia se entrecruzam, atualmente, urgem desafios e provocações emblemáticas. No viés que entrecorta imagem, experiência e subjetividade, (re)inscreve-se a possibilidade de propor uma reflexão crítica. Para tal desafio, o prólogo impactante do filme Shortbus (2006, 102’), dirigido por John Cameron Mitchell, torna-se o objeto de uma leitura descritiva junto aos estudos contemporâneos, desdobrados pelos estudos culturais e pelas tecnologias emergentes, sobretudo no universo da fotografia.
Referências
CANCLINI, Néstor Garcia. Leitores, espectadores e internautas. Tradução de Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras, 2008.
EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os estudos culturais e o pós-modernismo. Tradução de Maria Lucia Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
GARCIA, Wilton (Org.). Corpo & interatividade: estudos contemporâneos. São Paulo: Factash, 2008.
_______. Corpo, mídia e representação: estudos contemporâneos. São Paulo: Thomson, 2005.
LOPES, Denílson. A delicadeza: estética, experiência e paisagens. Brasília: UnB – Finatec, 2007.
VILLAÇA, Nizia. Edições do corpo: tecnociência, artes e moda São Paulo: Estação das Letras, 2007.
EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os estudos culturais e o pós-modernismo. Tradução de Maria Lucia Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
GARCIA, Wilton (Org.). Corpo & interatividade: estudos contemporâneos. São Paulo: Factash, 2008.
_______. Corpo, mídia e representação: estudos contemporâneos. São Paulo: Thomson, 2005.
LOPES, Denílson. A delicadeza: estética, experiência e paisagens. Brasília: UnB – Finatec, 2007.
VILLAÇA, Nizia. Edições do corpo: tecnociência, artes e moda São Paulo: Estação das Letras, 2007.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1970 Studium
Downloads
Não há dados estatísticos.