Banner Portal
Da fotografia para a imagem
PDF

Palavras-chave

Fotografia e imagem
Experiências visuais.

Como Citar

FARINA, Mauricius Martins. Da fotografia para a imagem. Studium, Campinas, SP, n. 28, p. 125–144, 2009. DOI: 10.20396/studium.v0i28.12362. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12362. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Neste artigo pretende-se refletir sobre a presença de um espaço expressivo que é transformado pela presença da fotografia. Espaço que, paradoxalmente, se constitui a partir de demarcações teóricas que tratam a fotografia como um meio impregnado pelo sentido de verossimilhança, como um rastro luminoso do referente. Contemporaneamente, a fotografia percorre um retorno para a imagem através da transdução do índice em código. O caráter verossimilhante da fotografia tradicional é agora uma aparência, uma semelhança, um simulacro de hibridismos complexos no qual as fronteiras da comunicação e da expressão se tornam difusas.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i28.12362
PDF

Referências

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d´Água, 1991.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

________. O óbvio e o obtuso. Ensaios críticos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BREA, José Luis. El tercer umbral: estatuto de las prácticas artísticas en la era del capitalismo cultural. Murcia: Cendeac, 2004.

________. El inconsciente óptico y el segundo obturador [on line]. Disponível em http://aleph­arts.org/pens/ics.html, 1997 Acesso em 20/05/2008.

DEBORD, Guy. La sociedad de espetáculo. Valencia: Pre-Textos, 2000.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1994.

EXPÓSITO, Alberto Martín. O tempo suspenso. Fotografia e relato. In: Revista Studium [on line] n.16, Campinas: Unicamp, 2004. Disponível em http://www.studium.iar.unicamp.br/16/5.html (acesso em 20/05/2008)

FOSTER, Hal. El retorno de lo real. Madri: Akal, 2001

________. Recodificação. São Paulo: Casa Ed. Paulista, 1996.

FREUND, Gisèle. La Fotografia Como Documento Social. Barcelona, G. Gili, 1976.

SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária. Campinas: Papirus, 1996.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.