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O conceito de iconicidade para a Midiologia, e os exemplos de design nas capas de revista (Senhor, Realidade e Pesquisa FAPESP)
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Palavras-chave

Atos de design
Gestos artísticos
Objetos culturais.

Como Citar

PAIVA, Maria Eliana Facciolla. O conceito de iconicidade para a Midiologia, e os exemplos de design nas capas de revista (Senhor, Realidade e Pesquisa FAPESP). Studium, Campinas, SP, n. 28, p. 58–89, 2009. DOI: 10.20396/studium.v0i28.12356. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12356. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

A ideia deste texto está em desenvolver o conhecimento aplicativo do termo iconicidade para a Midiologia, por aproximações lógicas e sempre em função das operações de transmissão dos conteúdos a que as imagens se referem nos objetos que resultam. Nos processos de conhecimento da comunicação, capas de revista são imagens técnicas e contextuais que operam a iconicidade dos meios de expressão artísticos, significando o uso da similaridade e semelhança face ao que tudo isso sintetiza. Principalmente quando os registros das visualidades de representações são motivados pelo projeto editorial e selecionados no conjunto do design da edição para cada publicação. As capas selecionadas das revistas Senhor, Realidade e Pesquisa Fapesp estão aqui apenas como exemplos midiáticos para a observação e a comparação de certezas manifestas no fechamento das edições. Originalmente os modelos de capa – especialmente trabalhados ora como pictóricos, ora como fotográficos – se unem para a variação de significações das imagens divulgadas no espaço cultural para o uso editorial e o proveito do design para as matrizes originais das revistas. Os profissionais ocupam-se da escolha e o fazem respeitando a ordem formal e estética, através da seleção do material do projeto comum e no engajamento dos conteúdos.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i28.12356
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Revistas e cadernos

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Sites

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Revista Studium <http://www.studium.iar.unicamp.br/>

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