Resumo
Esse artigo lança o olhar sobre como a evolução tecnológica interfere na memória privada e na memória pública na fotografia contemporânea. Para isso são relacionadas características da sociedade industrial e da sociedade de redes e o modo como esses modelos estão intimamente ligados à produção fotográfica convencional e digital, respectivamente.
Referências
BENJAMIN, W. A Obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas, vol. 1- Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
_______. Pequena história da fotografia. In: Obras escolhidas, vol. 1- Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENTES, Ivana. Mídia-arte ou as estéticas da comunicação e seus modelos teóricos. In: Limiares da imagem. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006.
BRUNO, Fernanda; FATORELLI, Antonio (Orgs.). Limiares da Imagem: Tecnologia e Estética na Cultura Contemporânea. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
JAGUARIBE, Beatriz. O choque o real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
LINHARES SANZ, Cláudia. Passageiros do tempo e a experiência fotográfica: da modernidade analógica à contemporaneidade digital. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Imagem e Informação, Instituto de Artes e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005. Disponível em http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1132.
LISSOVSKY, Mauricio. O inconsciente ótico e a fotografia do invisível. In: SOUZA, Solange Jobim e. Mosaico: imagens do conhecimento. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2000.
________. O tempo e a originalidade da fotografia moderna. In. DOCTORS, Marcio (org.). Tempo dos Tempos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 142-155.
_______. Pequena história da fotografia. In: Obras escolhidas, vol. 1- Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENTES, Ivana. Mídia-arte ou as estéticas da comunicação e seus modelos teóricos. In: Limiares da imagem. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006.
BRUNO, Fernanda; FATORELLI, Antonio (Orgs.). Limiares da Imagem: Tecnologia e Estética na Cultura Contemporânea. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
JAGUARIBE, Beatriz. O choque o real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
LINHARES SANZ, Cláudia. Passageiros do tempo e a experiência fotográfica: da modernidade analógica à contemporaneidade digital. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Imagem e Informação, Instituto de Artes e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005. Disponível em http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1132.
LISSOVSKY, Mauricio. O inconsciente ótico e a fotografia do invisível. In: SOUZA, Solange Jobim e. Mosaico: imagens do conhecimento. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2000.
________. O tempo e a originalidade da fotografia moderna. In. DOCTORS, Marcio (org.). Tempo dos Tempos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 142-155.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1970 Studium
Downloads
Não há dados estatísticos.