Banner Portal
Materialidade e imaterialidade; memória e fotografia
PDF

Palavras-chave

Imagem fotográfica e memória
Materialidade da fotografia.

Como Citar

GOVEIA, Fábio. Materialidade e imaterialidade; memória e fotografia. Studium, Campinas, SP, n. 28, p. 40–57, 2009. DOI: 10.20396/studium.v0i28.12355. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12355. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Esse artigo lança o olhar sobre como a evolução tecnológica interfere na memória privada e na memória pública na fotografia contemporânea. Para isso são relacionadas características da sociedade industrial e da sociedade de redes e o modo como esses modelos estão intimamente ligados à produção fotográfica convencional e digital, respectivamente.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i28.12355
PDF

Referências

BENJAMIN, W. A Obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas, vol. 1- Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

_______. Pequena história da fotografia. In: Obras escolhidas, vol. 1- Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENTES, Ivana. Mídia-arte ou as estéticas da comunicação e seus modelos teóricos. In: Limiares da imagem. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006.

BRUNO, Fernanda; FATORELLI, Antonio (Orgs.). Limiares da Imagem: Tecnologia e Estética na Cultura Contemporânea. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.

FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

JAGUARIBE, Beatriz. O choque o real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

LINHARES SANZ, Cláudia. Passageiros do tempo e a experiência fotográfica: da modernidade analógica à contemporaneidade digital. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Imagem e Informação, Instituto de Artes e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005. Disponível em http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1132.

LISSOVSKY, Mauricio. O inconsciente ótico e a fotografia do invisível. In: SOUZA, Solange Jobim e. Mosaico: imagens do conhecimento. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2000.

________. O tempo e a originalidade da fotografia moderna. In. DOCTORS, Marcio (org.). Tempo dos Tempos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 142-155.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.