Banner Portal
O olhar engajado
PDF

Palavras-chave

Culturas e expressões
Identidades sociais.

Como Citar

GURAN, Milton. O olhar engajado : inclusão visual e cidadania. Studium, Campinas, SP, n. 27, p. 99–114, 2008. DOI: 10.20396/studium.v0i27.12349. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12349. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Este artigo trata das potencialidades da utilização da fotografia como  um instrumento de inclusão social. A reflexão apresentada se fundamenta em duas constatações: que a fotografia é um poderoso instrumento de construção da identidade e da memória individual e coletiva; e que na nossa sociedade uma parcela significativa da população é sistematicamente representada pela mídia em situação desfavorável, geralmente sob o impacto de alguma tragédia, o que acaba gerando uma imagem parcial e desfavorável destes cidadãos. Os projetos ditos de inclusão visual, ao atuarem nessas comunidades populares capacitando os seus moradores a produzirem sua própria imagem e interagirem com a mídia em geral, contribuem de forma decisiva para  a reversão deste quadro e a promoção de uma maior democratização da informação visual.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i27.12349
PDF

Referências

BARTHES, Roland. La chambre claire: note sur la photographie. Paris: Gallimard/Seuil, 1980.

FREUND, Gisele. Photographie et société. Paris: Seuil, 1974.

GARCIA-CANCLINI, Nestor. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 2000.

RICHTIN, Fred . In our own images: the coming revolution in photography. New York : Aperture, 1990 .
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.